Evento da Epidemiologia comemora 20 anos de CCIH no HC

(16/05/2008) A Seção de Epidemiologia Hospitalar do HC da Unicamp, “Profª Drª Priscila Maria de Oliveira Papaiordanou”, realizou, nesta sexta-feira, um dia de palestras em comemoração ao Dia Nacional do Controle de Infecção Hospitalar e os 20 anos do Controle de Infecção no Hospital das Clínicas da Unicamp.

No período da manhã, a palestra “Segurança do Paciente e Controle da Infecção Hospitalar” foi ministrada pela Coordenadora do CCIH do CAISM, Roseli Calil. Foram debatidos temas como ocorrências de infecção nos serviços de saúde, segurança no ambiente hospitalar, tratamento de resíduos, entre outros, que envolvam a saúde do paciente e dos funcionários do hospital. Para Roseli, este evento foi importante para alertar equipes de diversas áreas do HC quanto à infecção hospitalar, além de padronizar os serviços oferecidos no hospital.

Na parte da tarde, Albert Figueiras, professor da Universidade Autônoma de Barcelona, ministrou a palestra “Medicina Baseada em Evidências”, na qual expôs recomendações comprovadas com estudos científicos. Estas recomendações são técnicas que, postas em prática, minimizam o risco de infecção hospitalar, dando aos serviços do hospital mais segurança e qualidade, como explicou a enfermeira do CCIH do HC da Unicamp, Sônia Dantas.

A infecção hospitalar é uma infecção que o indivíduo adquire após passar por atendimento hospitalar e/ou ambulatorial. Hoje, no Brasil, hospitais com mais de 100 leitos são obrigados a manter uma Comissão de Controle de Infecção Hospitalar. Essa comissão tem como objetivo detectar casos de infecção hospitalar, elaborar normas para padronizar atendimentos, instruir os demais profissionais no que se refere à prevenção e controle das infecções hospitalares, entre outras tarefas. A CCIH do HC da Unicamp é composta por 3 enfermeiras, 2 médicos e 1 residente. Este ano, a comissão do hospital completa 20 anos de trabalho.

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save