Centro interdisciplinar de Bioética da FCM promove evento sobre ética

(28/04/2008) Discutir os temas relevantes ao termo de consetimento para pesquisa com seres humanos é o tema da palestra "O Termo de Consentimento Livre e Esclarecido garante a integridade dos sujeitos de pesquisa?", que será realizado hoje às 19 horas, no Salão Nobre da FCM/Unicamp. A palestra faz parte do programa "Temas de Bioética" do Centro interdisciplinar de Bioética da FCM, que promove todos os anos discussões sobre o tema.

A palestra de hoje será apresentada pela enfermeira Maria Fernanda Ribeiro Bittar, do Depto. de Genética Médica da FCM, que tem mestrado na área de Ética em Pesquisa. O assunto é um envolve diversas abordagens principalmente pelo crescimento desse tipo de pesquisa em todo país. “O que vamos debater é se o termo de consentimento de pesquisa com seres humanos é um termo que garante a integridade da pesquisa ou trata-se apenas de uma peça burocrática”, observa o prof. Flávio Cesar de Sá integrante do Centro Interdisciplinar. Somente na Unicamp são analisados por mês cerca de 200 pedidos de protocolos de pesquisa com seres humanos.

A indústria farmacêutica, por exemplo, vem registrando expressivo aumento de investimentos estrangeiros em pesquisas no Brasil. Especialistas apontam a destinação de 100 milhões de dólares para investigação de novos medicamentos por ano.Publicação veiculada pelo jornal Washington Post, aponta para uma maior procura por parte de grandes empresas multinacionais farmacêuticas para encontrar parceiros em países periféricos para realização de pesquisas com novas drogas, mencionando-se especificamente Brasil, México, Argentina, países do leste europeu e África do Sul.

Neste semestre serão três palestras com a temática central “A ética em pesquisa com seres humanos. Os próximos encontros acontecem nos dias 19 de em maio com a palestra “O compromisso da pesquisa na universidade pública com a realidade social do país” e no dia 23 de junho será a vez da questão “A validade científica da pesquisa financiada pela indústria farmacêutica”. Os nomes dos palestrantes serão confirmados oportunamente.

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save