10ª Campanha Nacional da Voz terá atendimento no HC e caminhada na Lagoa

(11/04/2008) A disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP está organizando a “Caminhada Afine a saúde. Cuide da sua Voz”, em comemoração ao 6º Dia Mundial da Voz e 10ª Campanha Nacional da Voz. A caminhada será realizada às 9 horas, domingo (13/04), na Lagoa do Taquaral em Campinas. A campanha tem como objetivo alertar pessoas com sintomas de dores constantes de garganta, dificuldade para engolir, perda da voz e rouquidão persistente. Neste ano, o cantor Fagner é o artista convidado da campanha.

Dando seqüência às atividades relacionadas ao Dia Mundial da Voz, o ambulatório de otorrinolaringologia do HC atenderá gratuitamente ao público entre os dias 14 e 18 de abril, das 8 às 16 horas. Médicos otorrinolaringologistas, residentes, fonoaudiólogos e estudantes de fonoaudiologia irão avaliar a saúde da voz dos pacientes. Em 2007, estes profissionais do HC atenderam cerca de 600 pessoas durante os quatro dias de Campanha da Voz.

O uso inadequado e abusivo é, em geral, a principal causa dos problemas da voz. O fumo é outro grande vilão, responsável por 97% dos casos de câncer de laringe, como explica o médico Agrício Crespo, chefe do Departamento de Otorrinolaringologia, da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp.

A Campanha Nacional da Voz foi criada em 1999 pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz (ABLV). O objetivo é orientar a população quanto aos problemas de voz que podem interferir na qualidade de vida, nas relações de trabalho e na sobrevivência, em especial ao câncer de laringe. Este tipo da doença é mais freqüente em homens, mas quando diagnosticada precocemente a taxa de cura ultrapassa 90%.

A Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas da UNICAMP é pioneira nacional no tratamento endoscópico do câncer de laringe em instituições públicas. Ainda segundo a ABLV, em sua décima edição, a Campanha promoverá atendimento médico especializado e ações de conscientização em todo país e contará com o apoio do cantor Fagner.

 

Caius Lucilius com Gláucia Santiago
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save