Equipe do HC participa de entrevista ao vivo em SP sobre 4000 transplantes

(14/02/2008) O impacto da notícia dos 4000 transplantes realizados pela Unicamp despertou o interesse de diversos veículos de comunicação. Um deles foi o programa “Todo Seu”, conduzido pelo apresentador Ronnie Von e exibido de segunda a sexta das 22h à meia-noite, na Rede Gazeta de Televisão. Representando a Unicamp participaram do programa em São Paulo, o superintendente do HC, Luiz Carlos Zeferino, o Dr. Luiz Antônio da Costa Sardinha, vice-coordenador da Organização de Procura de Órgãos - OPO Unicamp e Dr. Marcelo Lopes de Lima, coordenador dos transplantes de rins do HC. Também integraram a entrevista, os médicos João Manuel Rossi Neto diretor da Sociedade Brasileira Cardiologia, Ben-Hur Ferraz Neto, vice-presidente da Associação Brasileira de Transplantes de Órgãos (ABTO) e Irene Noronha, nefrologista e Livre Docente da Faculdade de Medicina da USP.

Após dar as boas-vindas aos presentes, o apresentador fez uma breve abertura elogiando o resultado alcançado pelo HC da Unicamp, apresentando os convidados e em seguida dirigiu a primeira pergunta ao superintendente Luiz Carlos Zeferino, questionando a importância da marca atingida. “Hoje nossa maior limitação ainda é a falta de órgãos, entretanto, temos registrado um contínuo aumento nos últimos anos e boa parte pode ser atribuída à divulgação do tema realizada pelos governos e por veículos de comunicação como este programa”, disse Zeferino. Todos os convidados puderam esclarecer ao apresentador durante os 20 minutos do bloco de entrevista, várias particularidades do tema.

Durante a entrevista o apresentador se mostrou impressionado com os números e avanços apresentados pelos participantes do programa “Todo Seu”. Ronnie Von enalteceu o Brasil que possui o maior serviço de transplantes público do mundo, mas ficou surpreso com a dificuldade de acesso às equipes transplantadoras que ainda predomina em boa parte do país. Em números absolutos, o Brasil situa-se na segunda colocação, ficando atrás apenas dos Estados Unidos. Em 2007, foram cerca de 18.500 mil transplantes realizados para uma fila de aproximadamente 60 mil pessoas.

Ronnie Von está na Rede Gazeta desde abril de 2004, apresentando o “Todo Seu”, programa de variedades voltado para a família com foco na prestação de serviços entretenimento, abordando temas como gastronomia, música, decoração, mercado de trabalho, saúde e legislação, entre outros. Depois de ocupar durante um ano a faixa matinal na emissora, o programa passou em 2005 para o horário nobre, sendo apresentado a partir das 22h. Atualmente o programa leva ao ar o projeto “Mostra de Decoração Todo Seu”, que traz a cada mês, um cenário assinado por um grande nome do design de interiores de São Paulo.

Por ser uma emissora nascida em São Paulo, a TV Gazeta - mantida pela Fundação Cásper Líbero, procura uma identidade cada vez mais paulista, conquistando seu próprio público e criando o hábito de audiência. A programação é fortalecida por jornalismo, debates, esportes e programas femininos, gêneros que marcam o canal desde o seu nascimento, em dia 25 de janeiro de 1970, no ponto mais alto da cidade - a Avenida Paulista.

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save