Médico da Unicamp é o novo presidente da entidade

(24/01/2008) O dermatologista da Unicamp Paulo Eduardo Neves Ferreira Velho é o novo presidente do 5º Distrito Dermatológico de Campinas e Região. O 5º Distrito pertence à Regional do Estado de São Paulo, ligada à Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD). Ele cumprirá mandato de um ano, tendo assumido o cargo no último dia 2. O slogan que permeará a sua gestão será “Protegendo a sua pele” e lembra inicialmente a necessidade da fotoproteção. A idéia é informar as pessoas sobre a prevenção sobretudo do câncer de pele.

De acordo com Paulo Eduardo, o câncer basocelular é o mais freqüente entre todos os cânceres, mais até que o melanoma e tumores de mama e de próstata, fato também desconhecido pela maioria das pessoas. Ele lembra, porém, que a prevenção dos tumores cutâneos tem forte relação com a proteção contra a irradiação solar e que o diagnóstico precoce é facilmente realizado com avaliações cutâneas periódicas. Outras questões a serem enfatizadas envolverão a hanseníase e as Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST). No caso das DST, comenta Paulo Eduardo, os cuidados sugeridos aos pacientes deverão ir muito além do uso de preservativos.

Uma das problemáticas lembradas pelo presidente do 5º Distrito é que lamentavelmente muitos profissionais que não são da área médica têm feito cosmeatria sem formação para tal. “Os dermatologistas são médicos, têm que realizar um ano de residência em Clínica Médica e pelo menos dois anos em Dermatologia ou ainda estágio em serviço credenciado pela SBD, passando por processo rigoroso. Sua prática exige uma constante atualização”, esclarece.

Fevereiro – O mês de fevereiro será de muitas atividades para o 5º Distrito. Está programado para o dia 16 um evento sobre a Dermatologia da Mulher, que acontece às 8h30, no Casarão Buffet, em Campinas. Outra expectativa é trabalhar com a Prefeitura Municipal para acompanhar os II Jogos de Praia de Campinas e a Corrida Integração, fornecendo informações úteis à prática dos esportes.

Outros projetos – Uma parceria com o Poupatempo terá permitido que mais de 100 mil pessoas por mês, que passam por cada um dos postos de Campinas, sejam alcançadas pelo 5º Distrito através da exibição de vídeos informativos abordando certas dermatoses. “A comunicação visual para veiculação de conteúdos de esclarecimento à população e a divulgação da SBD serão nossos alvos neste ano”, afirma Paulo Eduardo. Integram o 5º Distrito 250 dermatologistas da região. A sua sede fica na Rua Conceição, 233, sala 1612. Informações pelo telefone 3233-1747

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC UNICAMP

Share/Save