10º Encontro de Enfermagem de Campinas e Região acontece na FCM

(10/11/2010) O 10º Encontro de Enfermagem de Campinas e Região em Centro Cirúrgico e Centro de Material e Esterilização, promovido pelo Hospital de Clínicas da Unicamp em parceria com o Hospital da Mulher "Prof. Dr. José Aristodemo Pinotti" (CAISM), o Departamento de Enfermagem da Faculdade de Ciências Médicas da Unicamp (FCM) e a Faculdade de Enfermagem da Fundação de Ensino Octávio Bastos (UNIFEOB) de São João da Boa Vista acontece nos dias 11 e 12 de novembro no Auditório da FCM.

Sob coordenação da enfermeira, Cleusa Vedovato, do Departamento de Enfermagem da FCM, a comissão organizadora deste ano conta com 12 membros. O evento que ocorre a cada dois anos tem como principal característica, o intercambio acadêmico e cientifico entre as instituições. "O objetivo é o aprimoramento científico da prática dos processos de Centro Cirúrgico e Centro de Materiais e Esterilização", explica Vedovato.

Segundo a enfermeira do HC e membro da comissão organizadora do evento, Marlene Nakamura, a CME junto com o CC pertencem ao que chamamos de "bloco operatório". Os processos do CC, esclarece, são bastante conhecidos em todas as instituições de saúde, no entanto os do CME nem todos conhecem a importância e abrangência de suas atividades.

"Nesta unidade ocorre o desenvolvimento de todas as fases do processo de esterilização que compreendem a limpeza, o preparo, a esterilização, o armazenamento e a distribuição. Apesar destes processos não estarem relacionados diretamente a assistência ao paciente, eles são de extrema importância para a prestação de assistência dos profissionais de saúde ao cliente", completou a enfermeira.

O encontro conta com palestras e mesas-redondas com diversos temas, entre eles, processamento de produtos para saúde, tendências em esterilização e cirurgia segura. Ainda aborda questões sobre a atuação do enfermeiro no centro cirúrgico e centro de material e esterilização e gerenciamento de riscos em centro cirúrgico. Participam do evento médicos, enfermeiros e técnicos em saúde.

 

Caius Lucilius com Yasmine Azevedo

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save