HC e FCM realizam Semana do Idoso

(29/09/2010) O Hospital de Clínicas e a Faculdade de Ciências Medicas da Unicamp realizam a partir desta quarta-feira (28/09), a Semana do Idoso que neste ano o tema é "Prevenir para Preservar a Saúde". O evento acontece há nove anos e é organizado pelo Ambulatório de Geriatria e Serviço Social do HC da Unicamp. O objetivo é chamar a atenção para a questão do envelhecimento, conquistas e desafios na atenção à população idosa, em especial no Brasil.

A organização é realizada por uma comissão com representantes do Serviço Social, Ambulatório e Liga de Geriatria do HC da Unicamp. As atividades acontecerão nas salas de espera dos ambulatórios onde serão desenvolvidas oficinas temáticas sobre diversos temas como Direito do Idoso, Antiquedas, Exercícios saudáveis na Terceira Idade. Também haverá distribuição de materiais como o Estatuto do Idoso, a Cartilha Ambiente Saudável para Pessoas Idosas e o folheto denominado "O Idoso no Serviço de Saúde".

No dia primeiro de outubro, Dia Internacional do Idoso, haverá uma atividade com discussões, no Anfiteatro do HC, sobre atenção ao Idoso na área da Saúde, Assistência Social em Campinas e a atenção prestada pela Associação Franciscana de Assistência Social Coração de Maria (AFASCOM), que desenvolve um programa de cuidadores de idosos domiciliares. Também neste dia será realizada uma oficina antiquedas e atividades culturais, com apresentação do Coral Flor da Terceira Idade do HC da Unicamp e do "Vozes da Saúde", do Centro de Saúde do Jardim São Marcos.

Maria Helena Guariento, docente do Departamento de Clínica Médica e coordenadora da Pós-graduação da Geriatria e Gerontologia da FCM destaca o evento como uma maneira de dar enfoque ao segmento do idoso. "Esse tema é muito importante para a sociedade, pois destaca o investimento na ação preventiva e na acreditação da qualidade de vida das pessoas da 3ª idade".

Segundo a assistente social, Ana Maria de Arruda Camargo, através dessas atividades é possível compreender melhor as questões que envolvem o envelhecimento. "A sociedade, familiares, cuidadores e interessados no tema devem estar preparados para lidar com essa realidade que é responsabilidade de todos os cidadãos. Além disso, é importante conscientizar as pessoas para que não tenha diferença na questão da inclusão".

A Semana do Idoso é voltada para os usuários do HC, mas está aberta a todos os interessados no tema.

 

Caius Lucilius com Paula da Conceição
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save