FCM e Serviço Social do HC realizam curso para Cuidadores Informais

(24/08/2010) O Serviço Social do Hospital de Clínicas da Unicamp em parceria com a disciplina de Medicina Interna da Faculdade de Ciências Médicas realiza nos dias 31 de agosto e 1º de setembro o XII Curso de Cuidadores Informais na assistência domiciliar e enfoque no idoso, no anfiteatro cinco da FCM. O objetivo do curso é passar dicas e orientações aos cuidadores, que em geral são familiares, amigos e vizinhos, a respeito dos cuidados com relação a medicação, tratamento e alimentação dos doentes.

O livro "Orientações para Cuidadores Informais na Assistência Domiciliar", da Assistente Social do HC, Ernesta Lopes Ferreira Dias e dos docentes da FCM, Jamiro da Silva Wanderley e Roberto Teixeira Mendes, será utilizado como apoio para as discussões nas mesas redondas que acontecerão durante os dois dias, com temas como: Envelhecimento e Doenças, Qualidade de Vida e Assistência ao Idoso e Cuidados Especiais com Idosos.

O evento ainda contará com o relançamento do livro "Assistência Ambulatorial ao Idoso", das professoras da FCM, Anita Liberalesso Neri e Maria Elena Guariento. Segundo a assistente social Ernesta, é comum presenciar um idoso cuidando de outro idoso, por isso é importante passar informações simples que sejam facilmente assimiladas e que ajudem na assistência ao doente. "O cuidador possui um perfil e precisa ter aptidão, mas a principal característica é o amor pelo que faz, as habilidades vem em segundo plano", completou Ernesta.

Para o médico especialista em geriatria , Jamiro Silva Wanderley, o curso é uma oportunidade de ter um painel de profissionais que mostram várias maneiras de como cuidar dos doentes em casa. "As palestras darão dicas bem simples que poderão auxiliar os familiares na transição do paciente hospitalizado para casa, explicando quais as necessidades dos doentes acamados, as mudanças nos ambientes após a alta hospitalar, além de passar informações sobre o auxilio que os cuidadores devem tomar com relação a própria saúde", explicou Wanderley.

As inscrições para o curso podem ser feitas até o dia 31 de agosto, através do site: www.hc.unicamp.br/servicos/servico_social/inscricao10.shtml . Mais informações pelo fone: (19) 3521 7878.

 

Caius Lucilius

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save