Show com Filarmônica para Onco In Concert supera expectativas

(28/09/2005) Cerca de 700 pessoas participaram do primeiro show beneficente, promovido pelo Espaço Cultural Saúde UNICAMP, com a Filarmônica de Campinas. O show atingiu os objetivos e superou as expectativas dos organizadores. Com a captação dos recursos, começaram as obras de ampliação do Serviço de Quimioterapa da Oncologia do Hospital da Clínicas.

O evento foi realizado no último dia 28/09, à noite, no Salão Social da Sociedade Hípica de Campinas. O público apreciou um repertório variado com obras de Carlos Gomes, Ary Barroso, Dorival Caymmi, Villa-Lobos, Beethoven, Tschaikowsky, Mozart, Bizet, Vivaldi (As Estações – Primavera), Rossini (O Barbeiro de Sevilha) e boleros.

O Espaço Cultural Saúde UNICAMP foi criado em 2004 e integra as atividades do programa de parcerias do hospital denominado Parceiros Sociais. Nesta primeira etapa, os trabalhos estão direcionados para captação de recursos para o serviço de Quimioterapia e Oncologia. Segundo a professora Carmen Sílvia Passos Lima, responsável pela Disciplina de Oncologia do hospital, que assumiu o serviço há cerca de um ano, com o passar dos anos a demanda pelo serviço aumentou obrigando uma série de adaptações para atender mais pacientes.

Diante da situação, coloca Carmem, foi realizado um estudo de readequação da área física para ampliação e remodelação do espaço. "Com a nova distribuição do espaço e ganho de duzentos metros quadrados, será possível ampliar em 25% o atendimento aos pacientes quimioterápicos”, ressalta Carmem. Atualmente, o HC recebe cerca de 600 pacientes por mês e realiza por volta de 750 procedimentos de quimioterapia.

Esta ampliação do Serviço de Quimioterapia, conta Carmen, faz parte da política de humanização do HC. Os Parceiros Sociais têm por objetivo conseguir recursos financeiros junto à iniciativa privada. "O Onco in Concert é um filhote do Espaço Cultural Saúde dos Parceiros Sociais e envolve uma série de eventos culturais ao longo do ano", enfatiza Eneida Rached Campos, uma das responsáveis pelo Programa Parceiros Sociais do HC.

 

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save