HC promove eventos para doação de órgãos e tecidos

(22/09/2005) Para comemorar o Dia Nacional do Doador de Órgãos, que acontece no próximo dia 27/9, a Organização de Procura de Órgãos (OPO) do Hospital de Clínicas da Unicamp, promove a partir deste sábado (24/09), uma série de atividades direcionadas à conscientização a população em geral além de médicos e profissionais da área de saúde. Serão diversas atividades educativas e informativas com aulas nas escolas, hospitais, empresas, organizações religiosas, além da distribuição de material informativo em praça pública e para a imprensa. A atividade deste sábado (24), acontece das 8 às 13 horas, onde diversos profissionais de saúde e voluntários estarão no Largo do Rosário, em Campinas, distribuindo aos interessados material informativo sobre a doação de órgãos e tecidos.

A Campanha Permanente de Conscientização para Doação de Órgãos e Tecidos promovida pela OPO/HC conta com a parceria do Hospital Municipal Dr. Mário Gatti e a colaboração da Associação de Apoio Assistencial de Crianças e Adolescentes Renais (AACAR), Associação de Renais Crônicos de Campinas (ARCC), Associação de Assistência aos Portadores de Hepatites, Candidatos e Transplantados Hepáticos (APHOIE) e demais voluntários.
 
O HC da Unicamp é um dos 10 hospitais universitários do Estado de São Paulo, integrantes da Organização de Procura de Órgãos (OPOs), que foram escolhidos para coordenar regionalmente as tarefas relativas a captação de órgãos, busca ativa, contato com as famílias e cuidado com o doador. A lista única do interior do Estado é centralizada no HC da USP-Ribeirão Preto. No Brasil, a doação só acontece com o consentimento dos familiares.
 
Desde o início desses procedimentos, o Hospital das Clínicas da Unicamp já realizou cerca de 3000 transplantes de coração, córnea, fígado, medula óssea, rin/pâncreas. O transplante com maior frequência é o de córneas e o ano de 2002 foi o de maior produção anual para todos os tipos de transplantes: 303. Hoje, o HC é um dos mais importantes hospitais do país nessa área, tendo realizado uma média anual de 240 transplantes de coração, córnea, fígado, medula óssea, rin/pâncreas por ano.
 
No dia 27 de Setembro, data em que se comemora o Dia Nacional do Doador de Órgãos, acontece o simpósio “Transplante de Órgãos - Essa Via Tem Duas Mãos” , com a presença de autoridades da Unicamp, USP, Secretaria Municipal de Saúde, Secretaria Estadual de Saúde, Ministério da Saúde, artistas, atletas entre outros.
 
Uma tendência global, também observada pela OPO do HC, é que, com o aumento da expectativa de vida e de doenças, surgem mais candidatos ao transplante. Quando há falta de doadores vivos, a única alternativa é recorrer às doações resultantes de morte encefálica. A espera para uma doação pode levar quatro anos, período em que muitos acabam falecendo antes de conseguir o órgão. Para minimizar este problema, o HC da Unicamp tem buscado alternativas à reposição de órgãos e tecidos.
 
Veja as comemorações da Semana do Dia Nacional do Doador de Órgãos e Tecidos.
 
Programação
24/9 – 9 às 13 horas
Distribuição de folderes e esclarecimento de dúvidas à população
10h30: Apresentação da Banda do 8º Batalhão da Policia Militar de Campinas 
Local: Largo do Rosário
 
26/9 – 12h30
Distribuição de folderes nas Unidades Básicas de Saúde
Apresentação do Coral da Área da Saúde – FCM
Local: HC – Unicamp – Rampa do 3º Andar
 
27/9 – 8h30 às 12h30
Auditório 5 da FCM
Simpósio: “Transplante de Órgãos - Essa Via Tem Duas Mãos”
8h30 - Café Musical
Convidado: Montone - Voz e Violão
9 horas – Abertura
 
9h30 - Morte encefálica e doação de órgãos: como lidar com a situação?
Professor Luiz Antônio da Costa Sardinha
10h10 - Desmistificando a legislação sobre transplantes de órgãos: Visão no novo código civil
Professora Rita de Cássia Curvo Leite
10h50 - O profissional de saúde frente à morte 
Professor Roosevelt Cassorla
 
11h30 – Depoimentos
 
Débora Pereira Fernandes Domingues - paciente transplantada renal
Dalécio Pastor - paciente transplantado hepático
Valéria Malena da Silva Moda - filha de paciente doadora
12 horas – Encerramento
 
Outras informações podem ser obtidas através dos telefones 19-3788-8000 com Eliete e 19-3788-8002 com Raílda.
 

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save