Repertório com Vivaldi, Mozart e Tom Jobim no Música nos Hospitais

(30/06/2010) Em parceria com a Associação Paulista de Medicina - APM e com a empresa farmacêutica Sanofi-aventis, o Hospital de Clínicas da Unicamp recebeu na ultima quarta-feira (30-06), o projeto Música nos Hospitais. Com o objetivo de popularizar a música instrumental e valorizar jovens instrumentistas brasileiros, o evento procura proporcionar momentos de descontração e conforto a pacientes, médicos, funcionários e visitantes dos hospitais, além de contribuir para a relação médico-paciente.

Com o incentivo da Lei Rouanet do Ministério da Cultura, o programa acontece sob a batuta do maestro e compositor Samir Wady Rahme, que rege a Orquestra do Limiar formada por doze jovens instrumentistas. As apresentações são compostas por grandes obras da música romântica, barroca, clássica, composições contemporâneas nacionais e internacionais e peças elaboradas especialmente para esta formação da orquestra. Além de regente, Samir também é médico e no meio das apresentações interage com os espectadores propondo reflexões oportunas ao ambiente hospitalar.

Desde a sua estreia, em 2004, a Orquestra do Limiar já realizou mais de 80 apresentações, beneficiando 25 mil pessoas em  diversas instituições de saúde em São Paulo como Hospital das Clinicas da Faculdade de Medicina de São Paulo, Hospital Pérola Byington, Escola Paulista de Medicina, Hospital do Câncer, Hospital do Servidor Público Estadual. No ano passado, o programa também passou pelo Rio de Janeiro, Brasília e Salvador.

Segundo a enfermeira Miriam Rizziolli Santos, diretora da enfermagem dos ambulatórios do HC, este projeto é uma forma das pessoas, que não tem outras oportunidades, conhecer este tipo de música ao vivo. “É um momento em que as pessoas podem relaxar, amenizar o estresse do dia-a-dia de um hospital e aumentar as endorfinas apreciando algo de qualidade”, diz a enfermeira que estudou e toca piano.

Esta é a quarta vez que o projeto vem ao Hospital de Clínicas da Unicamp. A apresentação principal do Música nos Hospitais no HC da Unicamp será às 12 horas, na recepção interna, no segundo andar. Antes, eles se apresentam na enfermaria de Pediatria e na enfermaria de Psiquiatria. Dentre as obras que serão executadas estão compositores como Vivaldi, Mozart e Tom Jobim.

 

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save