HC participa da 7ª Campanha Nacional da Voz

(10/04/2005) A Campanha Nacional da Voz que foi de 11 a 16 de abril recebeu mais de mil pessoas no HC. Com diversas atividades dentro e fora do Hospital das Clínicas, a campanha que é promovida em todo país pela Academia Brasileira de Laringologia e Voz e Associação Brasileira de Otorrinolaringologia e Cirurgia Cérvico-Facial. Em sua 7ª edição, desde 2003 foi reconhecida internacionalmente, quando ficou estabelecido o dia 16 de abril como Dia Mundial da Voz. A abertura oficial da campanha foi no Galleria Shopping.

Na Unicamp, a Disciplina de Otorrinolaringologia da Faculdade de Ciências Médicas promoveu o atendimento à população de segunda até sexta-feira (das 8:00 às 16:00hs), no ambulatório no Hospital das Clínicas, boa parte pacientes com rouquidão. A Disciplina de Otorrinolaringologia participa da campanha desde o início, e coordenou nacionalmente as campanhas dos anos 2001 e 2002, quando foi alcançada a maior extensão nacional. Os participantes da campanha, com diagnóstico de Câncer Inicial de Laringe, serão agendados e tratados no HC.

A idéia genuinamente brasileira, ganhou o mundo com a realização de ações integradas em países como EUA, Espanha, Portugal, Bélgica, Suíça, Itália, Argentina, Chile, Venezuela, Panamá e Brasil. O objetivo da campanha é orientar a população com relação a problemas de voz, que podem interferir na qualidade de vida, nas relações de trabalho e na sobrevivência.

Um dos principais focos da campanha é o câncer de laringe, que atinge milhares de brasileiros todos os anos e se detectado precocemente, tem tratamento rápido e eficiente. O câncer de laringe é mais freqüente na população masculina e, quando diagnosticado precocemente, possibilita taxa de cura acima de 90% através de métodos conservadores. A Disciplina de Otorrinolaringologia da Unicamp é pioneira nacional no tratamento endoscópico do câncer de laringe em instituições públicas. Este serviço esta disponível à comunidade há mais de dois anos.

Os especialistas da Unicamp explicam que sintomas como rouquidão persistente, perda de voz, pigarro, dor ou ardência na garganta, dificuldade para engolir e dificuldade para respirar podem significar algum problema de saúde. Alguns destes sintomas pode ser o inicio de um problema muito grave como o Câncer de Laringe. O Brasil é o segundo país do mundo com maior incidência da doença, que tem grande possibilidade de cura quando diagnosticada em fase inicial, mostrando a importância da consulta um médico sempre que suspeitar de problemas na garganta.

Desde 1999, a Academia Brasileira de Laringologia e Voz desenvolve campanhas para a conscientização da população. Na esteira do sucesso brasileiro, a Academia Americana de Otorrinolaringologia e da Federação Internacional das Sociedades de Otorrinolaringologia também adotaram a campanha em seus países. Diversas celebridades, como Xuxa, Pelé e Lima Duarte, já participaram das campanhas anteriores. Na edição de 2005, participam os atores Edson Celulari e Cláudia Raia. Graças a essa colaboração voluntária, a Semana da Voz alcança grande projeção desde que foi lançada.

 

Caius Lucilius
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save