HC lança Manual de Nutrição Enteral

(11/03/2005) O Hospital das Clínicas (HC) da Unicamp lançou no dia 11 de março, no anfiteatro do Hospital, o Manual de Nutrição Enteral Domiciliar. Cerca de 500 pacientes ao ano terão acesso inicial ao material, que aborda a nutrição realizada em casa, prática que vem se tornando cada dia mais comum. Segundo suas idealizadoras, pertencentes à equipe multiprofissional de terapia nutricional (GAN) do HC, manter a pessoa doente em casa é uma tendência atual da assistência à saúde.

O Manual de Nutrição Enteral Domiciliar, que contou com o apoio da empresa Novartis, servirá como ferramenta de trabalho para enfermeiros e nutricionistas que orientam os pacientes atendidos no HC quando prestes a receber a alta hospitalar. A idéia é consultar o material na medida da necessidade. O texto contempla informações essenciais, mostradas em 16 páginas, com 15 perguntas e respostas mais ilustrações. O Manual explica como preparar e administrar a dieta por sonda e enfoca temas como a colocação da sonda nasoenteral, os cuidados com a gastrostomia ou a jejunostomia, o tipo de dieta que deve ser passada na sonda, como passar outros líquidos pela sonda e como administrar medicamentos pela sonda.

"Quando a alimentação via oral (boca) é impossível ou insuficiente para suprir as necessidades do paciente, a nutrição é fornecida mediante o uso de sondas, com dietas contendo os nutrientes essenciais à sua recuperação ou manutenção da saúde", salienta a enfermeira do GAN, Elisabeth Dreyer. "O sucesso desta terapia depende dos cuidados no preparo e administração da dieta. Por isso, a educação do paciente e familiares para estes cuidados é fundamental. Daí o valor do Manual", acrescenta Salete Brito, nutricionista da equipe.

O trabalho foi coordenado por Elisabeth Dreyer e teve a participação das enfermeiras Miriam Rizzolli Santos e Heloísa Morelli, do Serviço de Enfermagem dos Ambulatórios e Procedimentos Especializados; Rosana Huarachi e Eloysa Pivetti, dos Serviços de Enfermagem Médico Cirúrgica I e II; e das nutricionistas Salete Brito, do GAN, e Luciane Giordano, da Divisão de Nutrição e Dietética. 

Isabel Gardenal
Assessoria de Comunicação da Unicamp

Share/Save