Globo Repórter grava programa no HC

(21/05/2010) Na ultima sexta-feira, 21 de maio, o programa Globo Repórter, da TV Globo, teve a participação de profissionais e pacientes do Hospital de Clínicas da Unicamp em um programa sobre alergias. A edição que na última semana de abril no Centro Integrado de Nefrologia e no Centro Cirúrgico do hospital. O HC foi escolhido pela produção do programa após a descoberta de uma tese defendida pela enfermeira do Centro Cirúrgico, Regina Feu, sobre ‘Assistência de enfermagem perioperatório a pacientes alérgicos ao látex’ em 2008.

As gravações tiveram início na quinta-feira, 22 de abril, no período da tarde, no Centro Integrado de Nefrologia, com um paciente de sete anos que manifestou a alergia ao látex durante uma cirurgia de retirada de cálculos renais. O produtor do programa, Mauricio Maia, entrevistou os pais da criança e acompanhou a consulta pós-operatório.

Já na outra quinta-feira, 29 de abril, as gravações aconteceram com a repórter, Graziela Azevedo, e a editora, Marislei Dalmaz, no centro cirúrgico do HC, com a filmagem da preparação diferenciada da sala de cirurgia para um paciente de 12 anos, alérgico ao látex. As gravações foram finalizadas na sexta-feira, 30 de abril, com a cirurgia do adolescente.

Segundo a enfermeira Regina Feu, no HC ocorrem em média 25 cirurgias com pacientes alérgicos ao látex por ano. Sendo que, a maioria é com crianças e adolescentes entre 0 a 16 anos.  E nestes casos, o hospital disponibiliza todos os equipamentos e instrumentos necessários, com total ausência do material látex, para que o paciente não corra risco de manifestação alérgica durante o procedimento e sofra complicações.

Os horários alternativos do Globo Repórter no canal Globo News são: aos sábados às 9h05 e aos domingos às 13h05.

 

Caius Lucilius com Paula Conceição
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save