COREN-SP dá posse à Comissão de Ética no HC

(19/02/2010) O Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo - COREN-SP empossou a Comissão de Ética em Enfermagem do Hospital de Clínicas da Unicamp. O evento foi realizado no anfiteatro do hospital no último dia 10 e contou com a presença de vários profissionais da enfermagem. O objetivo da posse, segundo a fiscal do COREN, Lígia Rosa Suster de Matos, é formalizar um compromisso de acompanhamento e suporte entre o Conselho e a Comissão. “A Comissão de Ética é um braço do Conselho Regional dentro da instituição onde ela atua”, completou a Fiscal.

Para definir os 18 membros da comissão foi realizada uma eleição, mas segundo a presidente da comissão eleitoral, enfermeira Angélica Olivetto de Almeida (Educação Continuada), alguns membros foram indicados pela responsável técnica da enfermagem, Vera Médici Nishide, já que faltaram candidatos. O grupo deste ano conta com membros antigos e novos para o mandato.

Para a presidente empossada enfermeira Raquel Rodrigues Machado (noturno), a função da comissão é educativa, fiscalizadora e consultiva e deve zelar sempre pelos conceitos éticos e legais da profissão. “A comissão do HC é uma das mais atuantes do Estado”, destacou Raquel. A atual presidente participa da comissão desde que o primeiro grupo foi formado no HC em 1994. Atualmente cerca de 1300 profissionais de enfermagem atuam no HC da Unicamp.

Para os próximos três anos de mandato, Raquel destaca o projeto Reflexão Ética da prática diária da Enfermagem. O projeto, que já conta com palestras mensais sobre o tema direcionado aos profissionais de enfermagem, deve ser ampliado. A comissão ainda é responsável por receber as denúncias anônimas ou formais e se constadas infrações ao código de ética são abertas sindicâncias para apurar a veracidade dos fatos.

 

Caius Lucilius com Yasmine Souza
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save