AME de Rio Claro oferecerá 28 especialidades para 500 mil habitantes

(06/01/2010) Administrado pela Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp, o Ambulatório Médico de Especialidades (AME) de Rio Claro foi inaugurado na tarde desta quarta-feira (6) pelo governador José Serra, pelo reitor da Unicamp, Fernando Ferreira Costa; pelo prefeito de Rio Claro, Du Altimari Filho e o secretário de Estado da Saúde, Luiz Roberto Barradas
 
Em funcionamento desde o dia 14 de dezembro, o AME, do tipo clínico, oferecerá 28 especialidades e 30 tipos de exames para uma população estimada em 500 mil habitantes de Rio Claro e região. Este é o terceiro AME gerenciado pela Universidade. “O Ambulatório já está sendo administrado pela Unicamp, um dos melhores centros de ensino médico do país. É a garantia de qualidade, de que a população terá um atendimento de excelência”, afirmou José Serra, que também inaugurou o segundo posto do programa de inclusão digital Acessa SP, além de estradas vicinais da região.
 
O reitor da Unicamp Fernando Ferreira Costa destacou a importância dos AMEsque têm a função de reorganizar a atenção à saúde, otimizando o atendimento nos hospitais de referência na alta complexidade, como é o caso do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp. “Aqui também, e nos outros AMEs administrados pela Universidade, nós faremos a formação prática de nossos alunos e o desenvolvimento de pesquisas”, completou. Além de Rio Claro, a Unicamp gerencia os AMEs cirúrgicos de Piracicaba e de Santa Barbara D’oeste.
 
De acordo com o diretor do AME-Rio Claro, professor Edison Bueno, uma característica da Unicamp na unidade será a qualificação da gestão dos serviços além dos processos contínuos de educação permanente dos profissionais de saúde. “Teremos profissionais que já atuam no SUS e a capacitação será ampliada com a atuação dos AMEs de forma integrada com a universidade e com os serviços de atenção básica à saúde”, destaca Bueno, docente da Medicina Preventiva da FCM.
 
De acordo com Edison Bueno, diretor do AME de Rio Claro e docente da FCM, a nova unidade, atende, por enquanto, cerca de três mil consultas/mês, mas sua capacidade pode chegar a 14 mil quando estiver em pleno funcionamento. A unidade deve contar com 170 profissionais de saúde, das áreas de fisioterapia, fonoaudiologia, nutrição, psicologia e terapia ocupacional, além assistentes sociais e uma ouvidoria.
 
Durante a cerimônia de inauguração também estiveram presentes, o superintendente em exercício do HC, Manoel Barros Bértolo e o diretor-superintendente do Hospital Estadual de Sumaré (HES), Lair Zambon. 
 
Unidade
 
A nova unidade hospitalar do Governo do Estado vinculada à Unicamp possui 20 consultórios médicos entre 75 salas diversas para áreas como imagenologia, curativos, coleta de exames, espera, central de regulação de vagas, recepção, salas administrativas, casas de máquinas e equipamentos e demais dependências de menor porte necessárias para a logística do hospital. Já estão em pleno funcionamento os AMEs clínicos/cirúrgicos de Santa Bárbara do Oeste e Piracicaba. Os próximos AMEs vinculados a Unicamp que serão entregues são Limeira, Jundiaí e Mogi Guaçu.
 
Especialidades
 
Acupuntura, Cardiologia, Cirurgia geral, Cirurgia vascular, Dermatologia, Endocrinologia, Endocrinologia infantil, Fisiatria, Gastroenterologia, Geriatria, Ginecologia, Hematologia, Infectologia, Imunologia, Mastologia, Nefrologia, Neonatologia, Neurocirurgia, Neurologia, Neurologia infantil, Oftalmologia, Obstetrícia (alto risco), Ortopedia, Otorrinolaringologia, Pneumologia, Proctologia; Reumatologia e Urologia.
 
Modalidades de exames
 
Anatomia Patológica, Audiometria, Broncoscopia, Cistoscopia, Colposcopia, Colonoscopia, Densitometria Óssea, ECG, Ecocardiograma, EEG, Eletroneuromiografia, Endoscopia Digestiva, Espirometria, Exames Oftalmológicos, Hemodinâmica, Holter, MAPA, Mamografia, Medicina Nuclear*, Nasofibrolaringoscopia, Patologia Clínica*, Radiologia Convencional, Radiologia Intervencionista*, Ressonância Magnética*, Retossigmoidoscopia, Teste Ergométrico, Tomografia Computadorizada*, Ultrassonografia e Urodinâmica.
 
* Exames que serão feitos fora da unidade de Rio Claro
 
SERVIÇO
 
AME de Rio Claro
Avenida da Saudade, 165 (esquina com Rua 9) – Rio Claro
 
 
Caius Lucilius e Silvio Anunciação (texto), Antoninho Perri (fotos) e Everaldo Silva (edição de imagens)
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp e ASCOM
Share/Save