“Música nos Hospitais” estreia temporada 2013 no HC da Unicamp

(27/03/2013) O Hospital de Clínicas da Unicamp recebeu hoje a abertura da temporada de 2013 do programa “Música nos Hospitais”. O programa, fruto da parceria entre o Ministério da Cultura, a Associação Paulista de Medicina e a Sanofi, com apoio da Lei Rouanet, promove concertos de música instrumental em importantes instituições públicas de saúde, com o nobre objetivo de deixar o ambiente hospitalar mais leve e acolhedor e de entreter todas as pessoas ali presentes, funcionários, pacientes e visitantes. A última apresentação do projeto no hospital aconteceu em 2011, no último ano, o CAISM recebeu a orquestra.

"Projetos como o 'Música nos Hospitais' trazem uma atmosfera diferente para o hospital. Temos satisfação em receber a orquestra todos os anos e nos mobilizamos sempre para que funcionários, pacientes e visitantes possam assistir aos concertos", diz Manoel Barros Bertolo, superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp. O concerto de estreia fez uma homenagem ao HC pela parceria com o projeto na temporada de 2012. O hospital recebeu um piano como doação, a ser usado em uma área comum da instituição para que a música possa ajudar os pacientes e funcionários em todos os dias do ano. "O piano será colocado em uma área que recebe cerca de 400 pacientes constantemente", contou Oswaldo Grassiotto, superintendente do CAISM.

O Programa “Música nos Hospitais” é conduzido por catorze instrumentistas da Orquestra do Limiar, regidos pelo maestro e médico Samir Rahme. Durante a apresentação, a orquestra apresentou um programa que começa pela música barroca, passando pela clássica e pelos grandes compositores brasileiros, sem deixar de fora sucessos do cinema e da música popular. Foram selecionadas composições de Mozart, Handel, Guarnieri, Adoniran Barbosa e Caetano Veloso.

Projeto

Através do projeto já foram realizados 130 concertos, assistidos por mais de 35 mil pessoas desde 2004. Após se apresentar em sete capitais, a orquestra do “Música nos Hospitais” volta ao Estado de São Paulo, onde tudo começou. O projeto volta para a casa da efervescência cultural, do diálogo entre as artes, dos encontros inusitados e das misturas de povos e ritmos. Para a casa de tantos paulistas “de nascença” e “de coração”. Para a casa de Carlos Gomes, Adoniram Barbosa, Sergio Reis, Rita Lee, Inezita Barroso, Paulo Vanzolini e tantos outros artistas que enalteceram São Paulo Estado e Capital.

Serviço

Local:  Hospital de Clínicas da Unicamp

Endereço: R. Vital Brasil, 251 – Cidade Universitária Zeferino Vaz – Campinas – SP

Saguão dos Ambulatórios – 2º andar

Data: 27 de março de 2013, quarta-feira.

Horário: às 12h

Entrada franca

 

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp
Share/Save