Orientações

INÍCIO | CONTEÚDO PARA PROFISSIONAIS ORIENTAÇÕES | PESQUISA | QUEM SOMOS |

 

CATETERISMO CRIANÇAS | CATETERISMO CLIENTE | ANGIO CLIENTE |


 

AOS RESPONSÁVEIS DAS CRIANÇAS QUE PRECISAM DE CATETERISMO CARDÍACO
 
 
O QUE É E COMO É O CATETERISMO CARDÍACO EM CRIANÇAS:
 

Cateterismo Cardíaco é um procedimento em que um cateter, que é um tubo fino, comprido e mole, é colocado dentro de um vaso sangüíneo que, chegando ao coração, realiza os exames necessários. Pode ser feito pelo braço direito, através de um pequeno corte ou pelas virilhas, com um pequeno furo de agulha. Este procedimento é muito importante, pois, mostra através de imagens gravadas em um CD, exatamente onde há problemas no coração da criança. O procedimento é feito por um médico especialista junto com a equipe de enfermagem e técnico preparados. Todos usando roupas especiais para cirurgia. A criança receberá anestesia geral por um médico anestesista e dormirá o tempo todo do procedimento. São necessários muitos equipamentos para a realização do procedimento, portanto, é uma sala especial para isso. O procedimento é realizado com utilização de Raios-X, assim sendo, a criança não poderá ficar acompanhada pelo responsável durante o exame. Tudo terminado é feito um curativo no local da colocação do cateter e a criança é encaminhada ao Serviço de Recuperação Pós-Anestésica e somente irá para o quarto quando acordada. Para a realização deste procedimento há necessidade que a criança seja internada no hospital por mais ou menos 03 dias.



 

AOS CLIENTES/PACIENTES

 

O QUE É E COMO É O CATETERISMO CARDÍACO:

Cateterismo Cardíaco é um procedimento em que um cateter, que é um tubo fino, comprido e mole, é colocado dentro de um vaso sangüíneo que, chegando ao coração, realiza os exames necessários. Pode ser feito pelo braço direito, através de um pequeno corte ou pelo punho e virilhas, com um pequeno furo de agulha. Este procedimento é muito importante, pois, mostra através de imagens gravadas em um CD, exatamente onde há problemas no coração. O exame é feito por um médico especialista junto com a equipe de enfermagem e técnico preparados. Todos usam roupas especiais para cirurgia. O cliente/paciente permanece acordado durante o exame e colabora com o médico durante a sua realização, respirando profundamente, segurando o ar nos pulmões por alguns segundos, e isto é preciso por várias vezes, durante todo o exame. O médico também pode pedir para o cliente/paciente tossir, e, isto é necessário que seja feito imediatamente. Tudo que o cliente/paciente sentir de diferente, deverá falar imediatamente ao médico ou para a equipe de enfermagem, como por exemplo: ânsia de vômito, calor, coceira, dor, etc. É feita anestesia no local onde é colocado o cateter e, assim, não deve provocar dor. São necessários muitos equipamentos como vários aparelhos de televisão, sendo preciso que as luzes da sala de exames sejam apagadas durante a sua realização. Tudo terminado é feito um curativo bem apertado no local da colocação do cateter e que, deverá ser retirado após 24 horas. É necessário repouso:- de 03 horas, quando realizado pelo braço ou punho; de 05 horas, quando realizado pela virilha. Quando feito no braço são dados 03 ou 04 pontos e é preciso retirá-los após 08 dias, no Posto de Saúde. Pode ser que fique “roxo” o local onde foi colocado o cateter, mas, desaparecerá em alguns dias. O exame de Cateterismo Cardíaco pode ser realizado com o cliente/paciente internado no hospital ou ambulatorialmente.


 

AOS CLIENTES/PACIENTES
 
Angioplastia Coronária com colocação de STENT é a abertura de um entupimento de uma artéria do coração usando um cateter que possui um pequeno balão na sua ponta. Este balãozinho está envolvido por uma pequena mola de metal, chamada de ‘STENT’. O balão é colocado vazio no local onde existe o entupimento e então ele é cheio com soro e contraste radiopaco. Quando o balão é insuflado (enchido), ele também abre a pequena mola, que é o STENT, após isto, o balão é esvaziado e o Stent fica no local fazendo com que aquele entupimento permaneça aberto. O procedimento pode ser feito pelo braço direito com um pequeno corte ou pelo punho ou virilha com uma agulha. O mais comum é pela virilha. A Angioplastia Coronária com colocação de Stent é muito importante, pois, pode evitar que se faça uma cirurgia no coração para colocação de pontes e mostra através de um CD, as imagens, onde foi realizada a abertura da obstrução que causava problemas ao coração. O procedimento é feito por médico especialista junto com a equipe de enfermagem e técnico preparados. Todos usam roupas especiais para cirurgia. O cliente/paciente permanece acordado e colabora com o médico na realização do seu procedimento, como: respirando profundamente, segurando o ar nos pulmões por alguns segundos e, isto, é preciso por várias vezes, durante quase todo o procedimento; o médico também poderá pedir para o cliente/paciente tossir e isto deve ser feito imediatamente. Tudo que o cliente/paciente sentir de diferente, deverá falar imediatamente ao médico ou para a equipe de enfermagem, como por exemplo: ânsia de vômito, calor, coceira, dor, etc. Pode ser que no momento que o balão estiver sendo insuflado (enchendo) o cliente/paciente sinta dor no peito, portanto, deve avisar sempre que sentir dor no peito ou no braço esquerdo. Será feita anestesia no local onde será colocado o cateter e o cliente/paciente não deverá sentir dor após a anestesia local. São necessários muitos equipamentos para a realização do procedimento como vários aparelhos de televisão e assim, a sala de procedimentos ficará com as luzes apagadas. Após o procedimento, o cliente/paciente ficará com um curativo no local da colocação dos cateteres, pois, permanecerá com o introdutor que é um pequeno cateter bem curto, que possui uma válvula para não deixar sair sangue. Isto é preciso, pois, o cliente/paciente recebeu anticoagulante, que afina o sangue e é necessário durante a realização da Angioplastia Coronária. O introdutor será retirado quando o sangue voltar ao normal. Com a retirada do introdutor, será feito um curativo bem apertado no local. Quando feito pela virilha, o repouso será de mais 05 horas. Para a realização da Angioplastia Coronária com Colocação de Stent é necessária internação hospitalar de 02 a 03 dias.