Deputada Joice Hasselmann visita o HC e é homenageada

(07/01/2019) A deputada federal e líder do Governo no Congresso Nacional, Joice Hasselmann (PSL-SP) visitou nesta segunda-feira (07/10), o Hospital de Clínicas da Unicamp, onde foi homenageada pela direção da Unidade com o anfiteatro lotado e colaboradores. Antes, a deputada visitou a oncologia Clínica e a Quimioterapia, a UTI Pediátrica e os leitos da enfermaria de Pediatria destinado à crianças com doenças raras. A deputada destinou uma emenda parlamentar de R$ 1 milhão para o HC da Unicamp. A agenda foi viabilizada pela assessoria de Relações Institucionais do HC.

O superintendente do HC, professor Antonio Gonçalves de Oliveira Filho abriu a cerimônia recordando a receptividade que a deputada federal Joice Hasselmann teve com a equipe do HC em Brasília, logo após sua posse na Câmara dos Deputados (Foto ao lado). "Gratidão é a palavra mais adequada para esse momento", disse Toninho se dirigindo à deputada mais votada para a Câmara dos Deputados na história do Brasil.

A homenagem preparada para Joice Hasselmann foi da paciente Mariangela do transplante de fígado, realizado há sete anos em função de uma doença grave e fulminante descoberta logo após seu casamento, durante a lua de mel. O relato inicial do drama vivido por Mariangela aos presentes foi feito professora Elaine Ataide, responsável pelo transplante da paciente e acompanhamento clínico dela. 

A paciente, que ficou entre a vida e a morte, recebeu um novo órgão e começou uma nova vida retomando o dia a dia, o emprego e mais recentemente, o nascimento da filha Vitória. "Não tenho palavras para agradecer a todos que me deram uma segunda chance nessa vida, inclusive o doador", comentou emocionada com a filha de 8 meses ao entregar uma placa para a deputada federal Joice Hasselmann.

Ainda emocionada pela mensagem da paciente, Joice Hasselmann sentenciou "Com essa história de quase uma tragédia que se transformou em duas vidas, reafirmo que se não for para atuar em Brasília por esse tipo de coisa não tem porque estar na política". A parlamentar resgatou um pouco da audiência ocorrida em Brasília com a equipe do HC e desde aquele momento já havia decidido ajudar o HC da Unicamp. "Tenho certeza que esses recursos serão muito bem aplicados neste hospital de renome para todos nós em São Paulo", concluiu.

Usaram da palavra ainda o professor Manoel Barros Bertolo que representou o reitor Marcelo Knobel e o professor Gustavo Fraga que no ato representou a Faculdade de Ciências Médicas. Após a visita, o reitor  e o superintendente almoçaram com a deputada no restaurante da Casa do Professor Visitante, antes de embarcar para uma agenda lotada em Brasília.

Caius Lucilius 
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save