​HC entrega novo aparelho de hemodinâmica avaliado em 1,9 mi

(30/07/2019) O Hospital de Clínicas da Unicamp entrega - veja convite abaixo - nesta sexta-feira (02-08), uma nova área e um moderno equipamento de hemodinâmica para procedimentos cardiovasculares e eletrofisiológicos guiados por imagens. São muitas as tecnologias como a possibilidade de angulações cardíacas difíceis, nitidez de imagem 3D em tempo real e softwares que auxiliam em mínimas doses de radiação. O equipamento é um Innova IGS 520 da GE adquirido por R$ 1.939.200,00 com recursos de emenda parlamentar do deputado federal Paulo Freire.
 
As tecnologias do novo equipamento vão assegurar uma grande variedade parâmetros para os procedimentos intervencionistas minimamente invasivos de alta complexidade na área cardiológica. O aparelho dispõem de uma importante redução da exposição dos pacientes à radiação ionizante, altíssima resolução de imagens e softwares de reconstrução tridimensional, que permitem a perfeita visualização em tempo real, da estrutura anatômica por onde estão passando os fios-guia, cateteres de ablação e outros dispositivos como stents.
 
Segundo o coordenador de Administração do hospital e cardiologista, professor José Roberto Matos Souza, o equipamento proporciona uma excelência em qualidade de imagem em 3D, precisão sobre a extensão da lesão obstrutiva e versatilidade em procedimentos como um cateterismo cardíaco, uma angioplastia primária ou uma arritmia cardíaca complexa. "Um equipamento presente nos melhores hospitais do mundo agora à disposição do SUS em nossa região", comemora.
 
Aos cardiologistas intervensionistas o equipamento oferece menus simples, touchscreen, que permitem controlar a maioria das funções do sistema, como configurar o equipamento, modificar parâmetros de aquisição de imagem, controlar o monitor de tela grande, manusear aplicativos avançados de controle do posicionamento da mesa com movimentação longitudinal e lateral totalmente motorizada, suave e precisa em várias velocidades.

Caius Lucilius 
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save