HC substituiu rede antiga de esgoto com nova de PVC

(26/06/2019) A Divisão de Engenharia e Manutenção (DEM) do Hospital de Clínicas da Unicamp concluiu a substituição da rede de esgoto da instituição. A obra que durou cerca de seis meses, aconteceu gradualmente para não comprometer a rotina do hospital. O objetivo foi aumentar a capacidade de escoamento do esgoto, evitando definitivamente os problemas de entupimentos e alagamentos de esgoto no corredor do bloco E1 interno do HC.
 
De acordo com o engenheiro Sérgio Lacerda a antiga tubulação, que era de concreto e tinha 250 mm de diâmetro, foi trocada por uma nova com 400 mm de diâmetro em PVC reforçado. Foram substituídos 60 metros de tubulações localizadas entre o jardim interno, passando ao lado da cantina e do refeitório e interligando à rede principal de esgoto da Universidade. Também houve a construção de quatro caixas de inspeção.
 
Sérgio explica que como o hospital tem 35 anos, a rede de esgoto foi estruturada com tubulações de concreto que ao longo do tempo foram se deteriorando pelo acumulo de resíduos na rede. "Os bloqueios mais comuns eram por gorduras em excesso provenientes da área de nutrição e raízes de plantas, que ocasionaram o estreitamento de sua área útil, causando consequentemente entupimentos e extravazamentos da rede", esclarece.

Caius Lucilius com Nicole Almeida
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save