Sábado tem mutirão de oftalmologia para alunos da Rede Pública

(30/05/2019) O ambulatório de Oftalmologia do Hospital de Clínicas da Unicamp realiza neste sábado (1/06), um mutirão de oftalmologia para atender cerca de 500 estudantes, do 1º ano do ensino fundamental da rede pública paulista. Serão 80 profissionais do hospital atuando das 8 às 17 horas e o objetivo é identificar e prevenir a deficiência visual nos estudantes com idades entre de 6 a 8 anos.
 
A ação faz parte do Programa Visão do Futuro implementado pela Secretaria da Educação do Estado em parceria com a Secretaria Estadual de Saúde, que busca além de prevenir e recuperar a saúde ocular nos alunos, atuar na diminuição dos índices de evasão escolar. Na região, apenas o HC da Unicamp integra o mutirão da Secretaria de Estado da Saúde. 

Os estudantes, já previamente selecionados pelos professores das escolas treinados em testes de acuidade visual, serão submetidos a novos exames de acuidade visual, motilidade ocular, dilatação, fundoscopia, biomicroscopia, auto-refrator, refração e mapeamento de retina.
 
Segundo a coordenadora da ação no HC, Denise Fornazari, após as consultas exames as crianças que necessitarem escolherão os pares de óculos. Caso algum estudante tenha outro problema diagnosticado será encaixado para o tratamento indicado. "Nesta idade, a maioria das dificuldade visuais são os vícios de refração como a miopia, a hipermetropia, o astigmatismo, mas também podem surgir casos de catarata congênita, conjuntivite alérgica entre outros", esclarece.
 
No Programa Visão do Futuro, os professores são treinados para realizar testes de acuidade visual em sala de aula. Todos os alunos que apresentarem dificuldade de leitura, sintomas ou sinais de doenças oculares são selecionados para consulta com especialistas nas unidades de saúde do Estado, como o HC da Unicamp.

O acompanhamento dos estudantes é feito até o 2º ano do Ensino Fundamental, quando as crianças que já receberam óculos passam por uma nova avaliação nos mutirões de saúde promovidos pelo programa. O Programa Visão do Futuro é uma iniciativa das secretarias da Educação do Estado a Secretaria Estadual de Saúde.

Caius Lucilius com Nicole Almeida
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save