Dia das Mães no HC da Unicamp

(13/05/2019) Desde 2017, mães de crianças internadas na UTI pediátrica, tem a oportunidade de compor um grupo, que todas as quintas-feiras se reúne com atividades multiprofissionais. Na ultima quinta-feira, 09/05, foi a vez das enfermeiras do HC, prepararem uma surpresa para as mamães do grupo.
 
As enfermeiras da pediatria organizaram uma reunião com balões, musica, violão e flores para lembrar aos familiares das crianças internadas, que além de cuidar de seus filhos, o objetivo das enfermeiras é ajudar e apoiar os familiares, e que neste domingo, comemoraram juntas o Dia das Mães, como uma família. Umas das mães fala emocionada, ”Isso aqui é apenas um símbolo do que vocês fazem por nós."
 
O grupo sempre intercala: uma semana reunião com uma psicóloga da unidade, e outra semana atividades extras como, reuniões informativas sobre cada profissão envolvida no cuidado de seus filhos, artesanato, dinâmicas em grupo, momentos de relaxamento e beleza em que fazem a unha, maquiagem, entre outras atividades, dependendo da demanda das mães.
 
A enfermeira Erica Sana conta que normalmente a adesão das mães é de 80%. Quando tinham 12 leitos, 10 mães participavam do grupo; agora, com 20 leitos, em torno de 18 mães se reúnem para participar. No dia da ação, 14 mães estavam reunidas.
 
Erica também ressalta "Desde que começamos com o grupo, a relação família/profissional melhorou bastante. As demandas de atenção da família também melhoraram, elas se sentem mais acolhidas, mais vistas e mais presentes durante a internação. O objetivo do grupo, é voltar o olhar aos familiares, seja mãe, pai ou qualquer parente presente."
 
Recentemente, na Páscoa, o grupo tambem se reuniu para comemorar. Juntas, as mães produziram mascaras de coelhinhos e depois presentearam seus filhos, trazendo mais alegria ao ambiente.

Caius Lucilius com Nicole Almeida
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save