Crianças do HC recebem brinquedos de voluntárias

(22/04/2019) Na ultima segunda-feira (15/04), um grupo de mulheres de Paulínia, voluntárias do Projeto Joelhos de Pano, levaram a alegria as crianças, ao entregarem 50 brinquedos de pano na enfermaria pediátrica do Hospital das Clinicas da Unicamp.

Foi pensando nas crianças que nunca tiveram um brinquedo durante toda a vida que duas amigas de Paulínia, a jornalista Elisandra Bueno, 37, e a dona de casa Cibele Renata Montagner Siqueira, 38, se uniram em 2013 com o objetivo de costurar bonecas ou bichos feitos de tecido.

Atualmente o projeto social conta com 25 voluntarias, que se reúnem sempre as segundas-feiras em Paulínia, para confeccionar as bonecas que são enviadas a diferentes partes do Brasil e do mundo, como África do Sul, Índia e Peru. Já foram distribuídos cerca de 1500 brinquedos confeccionados.

No dia de entrega no HC, o grupo de mulheres se dividiu e aos poucos entregaram os brinquedos às crianças internadas. João Victor Moreira Lopes Alfredo, de 10 anos, recebeu um tubarão e logo saiu feliz para brincar com ele. Já Daiane da Silva, de 7 anos, foi presenteada com uma boneca de pano e também vibrou com seu novo brinquedo.

 "Nossas bonecas são enviadas com as características das crianças que vão receber. Então, para a Índia, enviamos indianas, com roupas típicas. Para países na África, fizemos bonecas negras, com vestidos confeccionados em tecidos africanos", relata Bueno.

Além de atender pedidos de doações pelas redes sociais, o grupo vende brinquedos para financiar o projeto e a cada venda , outro produto é doado e o dinheiro revertido em compras para os futuros brinquedos. Todo material é produzido e enviado voluntariamente, sem a necessidade de qualquer custo para as crianças ou organizações que recebem o material.

Caius Lucilius com Nicole Almeida
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save