​Hemocentro alerta sobre queda dos estoques de sangue

(18/12/2018) Com a chegada das férias e dos feriados prolongados nas festas de final de ano, o Hemocentro da Unicamp tem uma queda de 30% podendo chegar a 70% nas doações de sangue, quando comparado aos períodos normais. Para evitar problemas com o estoque de sangue, o Hemocentro estará realizando atendimento para doações na Unicamp, todos os dias das 7h30 às 15h, com exceção dos dias 23-12 (domingo), 25-12 (Natal), 30-12 (domingo) e 01 de janeiro.

O objetivo da instituição é minimizar a redução do estoque de bolsas que ocorre habitualmente nessa época. No ano passado, a média diária de bolsas coletadas no feriado foi de 141, contra a média diária anual de 214 bolsas coletadas. A Diretoria do Serviço de Coleta reforça ainda que nos demais finais de semana, não haverá atendimento aos domingos.

O Hemocentro da Unicamp atende integralmente o banco de sangue dos serviços públicos de saúde de Campinas, Indaiatuba, Paulínia, Cosmópolis e suplementa outros 56 municípios da região que vai até o Vale do Paraíba. Quando há disponibilidade, são atendidos todos os hemocentros do estado de São Paulo e, também, hospitais particulares, conforme a necessidade. Em média, são coletadas cerca de 6.000 bolsas de sangue/mês.

De acordo com o diretor da coleta, Vagner de Castro, paralelamente à diminuição no volume de coleta de bolsas de sangue nesse período, verifica-se um acentuado aumento no número de acidentes, tanto automobilísticos como domésticos. Dessa forma, é necessário que o banco de sangue possa suprir as necessidades dos centros cirúrgicos. “Além disso, procedimentos importantes como transplantes podem ser prejudicados”, explica Castro.

Uma preocupação maior fica por conta dos sangues do tipo RH negativo (A, B, AB e O) que representam, no Brasil e em todo mundo, cerca de 12% da população. Um transplante de fígado, por exemplo, consome em média, oito bolsas de concentrado de hemácia, de sete a oito unidades de plaqueta no mínimo e oito unidades de plasma podendo chegar até 15 bolsas.

Os diretores do Hemocentro da Unicamp reforçam junto à comunidade a necessidade da doação nesses dias, inclusive na véspera do Natal e do Ano Novo, afim de oferecer uma maior garantia de sangue e hemoderivados para o atendimento a urgências e emergências, muitas vezes inesperadas. Outras informações através do site www.hemocentro.unicamp.br
 
Caius Lucilius 
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 
 

Share/Save