Dia de Conscientização da Esclerose Múltipla no HC

(04/09/2018) O Ambulatório de Neurologia do Hospital de Clínicas da Unicamp realizou na última sexta-feira (31-08), uma ação sobre o Dia Nacional de Conscientização da Esclerose Múltipla, com o objetivo de orientar a população em relação à doença.
 
Para a enfermeira, Gislaine Alves Kikuta, o dia 30 de agosto é uma data importante para informar às pessoas que desconhecem a doença. “ O trabalho de conscientizar é um trabalho de formiga, às vezes o pessoal fala da esclerose múltipla como se fosse o final, quando na verdade é o início de uma nova vida. Com muita dificuldade o nosso dever é esclarecer as dúvidas da população”, diz.
 
A esclerose múltipla é uma das doenças neurológicas mais comuns entre adultos jovens em todo planeta, sendo possível se manifestar por diversos sintomas, como fadiga, fraqueza, alteração do equilíbrio da coordenação motora, dores articulares, distúrbios visuais, disfunção intestinal e da bexiga.
 
O diagnóstico é feito através da habilidade do neurologista, da história clínica, juntos associados ao exame clínico e neurológico completos e confirmados por três exames laboratoriais complementares: Ressonância Magnética, Punção Lombar e Potencial Evocado, esses últimos são importantes para excluir a possibilidade de outras doenças.
 
A Esclerose Múltipla não tem cura e o seu tratamento visa o controle e alívio das manifestações clínicas, devendo ter início logo após o diagnóstico. A Associação Brasileira de Esclerose Múltipla (ABEM) estima que atualmente 35 mil brasileiros tenham a doença.

Caius Lucilius  com Beatriz Bittencourt
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 

Share/Save