4ª Jornada de Segurança do Paciente consolida evento na RMC

(20/08/2018) O Hospital de Clínicas da Unicamp, em parceria com hospitais de Campinas e região, realizou nesta quarta e quinta-feira (22 e 23-08), a 4ª Jornada de Segurança do Paciente da Região Metropolitana de Campinas. O evento aconteceu no auditório da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) da Unicamp e tratou nesta edição do tema “Segurança e Sustentabilidade: como garantir o cuidado integrado". Novamente o evento foi transmitido ao vivo pela RTV Unicamp, com o objetivo de ampliar a discussão sobre a importância que o tema vem ganhando nos últimos anos entre gestores, médicos, enfermeiros e outros profissionais da área da saúde.
 
A 4ª Jornada de Segurança do Paciente foi presidida pelo superintendente do HC da Unicamp, professor Antonio Gonçalves de Oliveira Filho. “É importante que o tema segurança do paciente, que temos tratado como meta há alguns anos, seja sempre discutido e amplificado, porque quando fazemos isso com evidências que realmente funcionam, beneficiando não só os pacientes, mas toda a instituição que está cada vez engajada na cultura de segurança do paciente”, salientou Toninho.
 
De acordo com a Organização Mundial da Saúde (OMS) diversos países publicaram estudos, inclusive o Brasil, demonstrando que um número significativo de pacientes é prejudicado durante a assistência médica, resultando em lesões permanentes, maior tempo de permanência em instalações de assistência médica ou até mesmo a morte.
 
Segundo especialistas cada vez mais envolvidos no tema, políticas claras, capacidade de liderança organizacional, dados para impulsionar melhorias de segurança, profissionais de saúde qualificados e envolvimento efetivo de pacientes sob seus cuidados, são essenciais para garantir as melhorias sustentáveis e significativas na segurança dos pacientes.
 
O Brasil faz parte da Aliança Mundial para a Segurança do Paciente, criada pela Organização Mundial de Saúde (OMS) em 2004. O objetivo da aliança é adotar medidas de melhoria no atendimento ao paciente e aumentar a qualidade dos serviços de saúde.
 
Ao lado dos outros países que aderiram à aliança, o Brasil está politicamente comprometido com esses propósitos da OMS. Para isso, o Ministério da Saúde instituiu em 1º de abril de 2013, por meio da Portaria nº 529, de 01/04/2013, o Programa Nacional de Segurança do Paciente (PNSP).
 
As inscrições podem ser feitas no site do ggbs (www.ggbs.gr.unicamp.br). Integram os dois dias de debates hospitais de Campinas e região entre eles Hospital Estadual Sumaré (HES-Unicamp), Hospital da Mulher Dr. José Aristodemo Pinotti (CAISM), Hospital Vera Cruz, Rede Municipal Dr. Mario Gatti Urgência, Emergência e Hospitalar, Maternidade de Campinas, Hospital e Maternidade Madre Theodora, Hospital PUC Campinas, Hospital Beneficência Portuguesa de Campinas, Centro Médico de Campinas, Hemocentro da Unicamp, Faculdade de Enfermagem e Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Unicamp.

Veja a programação completa aqui: https://sway.com/dPudzT2WK4qTCX2t?ref=Link

Acompanhe a entrevista da CBN Campinas com o superintendente do HC, professor Antonio Gonçalves de Oliveira Filho, sobre a 4ª Jornada de Segurança do Paciente da Região Metropolitana de Campinas aqui

Caius Lucilius  com Beatriz Bittencourt
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 

Share/Save