Reitoria assegura AGHUse para outras unidades da Unicamp

(02/08/2018) A Unicamp, através da Coordenadoria Geral da Universidade, reforçou a parceria de cooperação técnica entre o Hospital de Clínicas de Porto Alegre (HCPA) e todo complexo de Saúde da Unicamp, para a implantação do sistema de gestão hospitalar e prontuário eletrônico, o AGHUse.
 
A Diretoria Executiva da Área da Saúde - DEAS teve uma ação fundamental na expansão da parceria. O HC foi o primeiro hospital da Unicamp a implantar o sistema em 2017 que agora, vai abranger o Hospital da Mulher/CAISM, o Hemocentro e o Gastrocentro.
 
A confirmação ocorreu nesta terça-feira (31-07), durante uma reunião em Porto Alegre, entre a diretora presidente do HCPA, professora Nadine Oliveira Clausell e a coordenadora Geral da Unicamp, professora Tereza Artvars, que esteve acompanhada do superintendente do HC, professor Antônio Gonçalves Filho, do coordenador de Administração professor José Roberto Matos Souza e do diretor de TI do HC, Edson Kitaka.
 
O convênio com o HC da Unicamp implantou o sistema de gestão hospitalar sem custos de licenciamento e em prol da evolução do sistema informatizado e dos processos de gestão hospitalar pela equipe da Divisão de TI do HC da Unicamp. As funcionalidades do AGHUse no HC estão com mais de 70 % implantadas e a última será a eliminação do papel nos serviços assistenciais da instituição.
 
O AGHUse possui diversas ferramentas de gestão hospitalar, como um prontuário eletrônico para cada paciente, informações clínicas dos pacientes; pedidos de exames; receitas de medicamentos. Além disso, realiza também a gestão das internações, contemplando todas as operações: gestão de leitos, transferência de paciente, alta administrativa e cirurgias.
 
O sistema de TI é alimentado em tempo real em um servidor próprio. A implantação do sistema trouxe muitos benefícios aos usuários, desde facilitar processos, acesso 24 horas, até melhorar a vida dos pacientes, que terão em seu prontuário todo o seu histórico médico registrado. A expectativa é que o AGHUse começe a ser implantando CAISM no primeiro semestre de 2019 e nas demais unidades em 2020.
 
Integraram a reunião em Porto Alegre, a Profa. Nadine Oliveira Clausell - Diretora Presidente do HCPA; a Profa. Jane Fraga Tutikian - Vice Reitora da UFRGS; Valter Ferreira da Silva - Coordenador de Gestão de TIC; Dr. José Ricardo Guimarães - Coordenador do Comitê Estratégico da Comunidade AGHUse; o Prof. José Miguel Dora - Coordenador do Comitê de Governança Digital; Saulo Chaves de Aquino - Supervisor de Relacionamento Externo e Lucia Caye - Analista de TI - Relacionamento Externo.

Saiba mais sobre o AGHUse no Youtube: https://www.youtube.com/watch?v=jbifklFgdHM&feature=youtu.be

Caius Lucilius  com Beatriz Bittencourt
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 

Share/Save