HC incorpora venoscópios na rotina para localizar veias

O Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp adquiriu 30 aparelhos venoscópios, que localizam e destacam com precisão as veias dos pacientes. A demanda foi solicitada pelo Departamento de Enfermagem (DENF) e os equipamentos estão localizados em três áreas: na Unidade de Emergência Refênciada (UER), na Unidade de Internação Adulto e na Enfermaria Pediátrica, disponíveis em duas versões, Venoscópio IV Plus - para adultos, e o Venos Baby - para crianças.
 
Os venoscópios foram adquiridos com emenda parlamentar do orçamento da União, indicado pelo deputado federal Tiririca e totalizaram R$ 22.000,00. A emenda, no valor total de R$ 300 mil, contempla ainda a aquisição de uma lavadora termodesinfectora para Central de Materiais e um coagulador de plasma de argônio (cauterizador endoscópio para cirurgias) ambos em fase de compra.
 
O venoscópio (Transiluminador cutâneo) funciona através da projeção de luzes sobre a pele, destacando as veias em um tom azulado. O procedimento passa a ser mais seguro, evitando punções malsucedidas, e mais econômico, reduzindo o custo dos materiais descartáveis. Além de facilitar para os médicos, com a possibilidade de ajuste da luminosidade, do foco e da intensidade, conforme necessário para a localização das veias.
 
Para a enfermeira da pediatria, Adriana Sampaio Barbosa, os ganhos com a tecnologia são evidentes. “Ele tem ajudado consideravelmente. Em vários casos com crianças, eu não conseguia encontrar as veias, mas com o uso do venoscópio facilitou o procedimento. Eu tenho gostado bastante e é um material que veio para melhorar a segurança dos pacientes”, explica Barbosa. O aparelho é reconhecido pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) e pelo Food and Drug Administration (FDA).

Caius Lucilius  com Beatriz Bittencourt
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 

Share/Save