HC promove Semana Internacional da Tireóide

(18/05/2018) O Hospital de Clínicas (HC) e a disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Unicamp promovem a Semana Internacional da Tireóide, entre os dias 21 a 27 de maio. O evento de abrangência internacional é organizado pela Sociedade Brasileira de Endocinologia e Metabologia (SBEM).

A Semana Internacional da Tireóide, coordenada pelas docentes Lígia Vera Montali da Assumpção e Denise Engelbrecht Zantut Wittmann da disciplina de Endocrinologia e Metabologia, conta com o apoio dos médicos residentes e pós-graduandos da área e realizará algumas atividades na entrada principal do HC.

O objetivo da semana é fornecer maiores esclarecimentos sobre as doenças da tireóide, seus mitos e verdades. A população receberá panfletos educativos e explicativos e serão orientados por profissionais da área em relação ao assunto. A tireoide é uma glândula, em forma de borboleta, localizada na região anterior do pescoço abaixo da cartilagem cricóide, conhecida como pomo de Adão.

No HC da Unicamp, a disciplina de Endocrinologia e Metabologia da Faculdade de Ciências Médicas (FCM) atende, semanalmente, uma média de 150 pacientes com doenças tireoidianas, como hipertireoidismo, hipotireoidismo, nódulos de tireóide e câncer de tireóide.

A tireóide é reguladora da função de importantes órgãos, como o coração, o cérebro, o fígado e os rins. É ela quem produz os hormônios T3 (triiodotironina) e o T4 (tiroxina). Vários sintomas são importantes para um indicativo do problema, como, por exemplo, algum desconforto na garganta e no pescoço, sonolência excessiva, esquecimento fácil, queda de cabelo, entre outros.

Dados da Sociedade Brasileira de Endocrinologia e Metabologia apontam que cerca de 60% da população brasileira poderá ter nódulos na tireóide em algum momento da vida. Especialistas na área esclarecem que o câncer de tireóide é raro na maior parte da população mundial, representando entre 2% e 5% do total de câncer em mulheres e menos de 2% nos homens.

Caius Lucilius  com Beatriz Bittencourt
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 

Share/Save