Emergencistas pediátricos são homenageados

(15/05/2018) Nos dias 3 e 5 de maio foi realizada o  1º Congresso Sul-Americano, 2º Congresso Brasileiro e 3º Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas no Centro de Convenções Frei Caneca, em São Paulo. O evento contou com a presença de especialistas atuantes em Urgências e Emergências Pediátricas e realizou uma programação com discussões sobre temas de emergência em diferentes especialidades pediátricas, mesas redondas, além de apresentações com temas livres.

Houve uma troca de experiências entre diversas entidades e um aprimoramento através de informações compartilhadas. Durante o Congresso, 24 emergencistas pediátricos, sendo quatro deles da Unicamp, dois docentes – Emílio Carlos Elias Baracat e Andréa de Melo Alexandre, e dois médicos – Fernando Belluomini e Marcelo Conrado dos Reis, receberam da Sociedade de Pediatria de São Paulo os primeiros títulos de especialista em Emergência Pediátrica do Brasil.

A idéia da cerimônia surgiu em 2010 com o presidente do Congresso, Hany Simon, e com o presidente de honra do evento, Sulim Abramovici. Depois de conseguirem apoio para o projeto, o 1o Congresso Paulista de Urgências e Emergências Pediátricas aconteceu em 2012.

A Unicamp tinha a disciplina e uma equipe mais voltada na área de Emergência Pediátrica, mas não era considerada uma especialidade médica. Em 1999 um grupo da Universidade se reuniu com um grupo de São Paulo, fazendo assim, surgir o Departamento de Emergências da Sociedade de Pediatria de São Paulo.

Caius Lucilius  com Beatriz Bittencourt
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 

Share/Save