Domingo Espetacular exibiu matéria com médicas do HC

(13/04/2018) O programa Domingo Espetacular, da TV Record, apresentou na edição deste final de semana (15-04), uma reportagem especial sobre uma estória comovente, com a participação multiprofissional de equipes do HC da Unicamp. Eles trataram de uma criança que chegou ao hospital, após ter ingerido ácido e uma das sequelas foi o estreitamento do esôfago.
 
A cirurgiã pediátrica Márcia A. Cavalaro Pereira e a médica residente em cirurgia Juliana Garcia Sanchez foram as responsáveis no ano passado, pela cirurgia de emergência na criança, que na época tinha 1 ano e 8 meses. Intoxicações por ingestão de produtos cáusticos necessitam de um diagnóstico e tratamento imediatos, como foi o caso da reportagem.
 
A reportagem, conduzida pela repórter Fabiana Oliveira, aborda a técnica empregada na cirurgia, que foi a reconstrução do trânsito gastro-intestinal através da técnica de Y de Roux. A reportagem traz ainda, como a cirurgia, normalmente realizada em adultos, permitiu salvar a criança e possibilitar que ela tivesse uma vida normal.
 
Especialistas em emergências pediátricas ressaltam que em casos de ingestão de ácido, soda cáustica, produtos químicos e derivados do petróleo, não se deve provocar o vômito. Nesses casos, o vômito em sua nova passagem pode espalhar o produto pelo tubo digestivo - esôfago e o estômago -, e agravar as lesões podendo até perfurá-los.
 
A repórter Fabiana Oliveira se sentiu duplamente emocionada com a pauta, por ser mãe de duas crianças, e por ter retornado como jornalista ao HC depois de 10 anos para relatar uma boa estória, já que começou sua carreira em Campinas. A reportagem vai ao ar no domingo, a partir das 19h30.

Veja aqui a reportagem: https://noticias.r7.com/domingo-espetacular/videos/medicos-salvam-vida-de-crianca-que-bebeu-acido-para-soldar-metais-15042018

Caius Lucilius  com Beatriz Bittencourt
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 

Share/Save