Superintendência entrega equipamentos de última geração

(08/02/2018) O reitor da Unicamp Marcelo Knobel, o superintendente do Hospital de Clínicas da Unicamp João Batista de Miranda, o diretor executivo da Área da Saúde Manoel Bértolo e o deputado federal Paulo Freire entregaram oficialmente nesta sexta-feira (09-02), vários equipamentos adquiridos pelo hospital com emendas do orçamento da União indicadas pelo parlamentar. Os investimentos foram de R$ 2.681.000,00 em emendas dos anos de 2012, 2014 e 2015 para aquisição de um espectrômetro de massa MALDI-TOF, cinco sistemas de vídeocirurgia e um microscópio cirúrgico. Participaram ainda os deputados federais Roberto Alves e Márcio Alvino.
 
O MALDI-TOF é um dos destaques, pois o HC da Unicamp é um dos primeiros hospitais públicos do estado a adquirir o espectrômetro de massa, com a avançada tecnologia para identificação de bactérias, micobactérias e fungos. Esta tecnologia apresenta altos padrões de rendimento, sensibilidade e precisão, proporcionando resultados em poucos minutos, com baixo consumo de reagentes, baixo custo e mínima geração de resíduos. Instalado no Laboratório de Microbiologia Clínica da Divisão de Patologia Clínica do HC, realiza em média, 1500 identificações ao mês.
 
Já os sistemas para vídeocirurgia fazem parte do programa de ampliação de tecnologias para o Centro Cirúrgico. Foram adquiridos quatro sistemas para vídeocirurgia da marca alemã Karl Storz e 01 sistema da marca americana Stryker. Cada equipamento é composto por uma câmera com processador de imagens full HD, uma fonte de luz de LED, um monitor grau médico de 26 polegadas full HD, um insuflador de CO² de até 45 litros e um sistema de gravação e edição de imagens full HD. Nos últimos quatro anos, a atual gestão adquiriu para o centro cirúrgico 11 sistemas de vídeocirurgia full HD.
 
A vídeocirurgia apresenta inúmeras vantagens em relação à cirurgia convencional, já que possibilita é minimamente invasiva e permite ver detalhes de órgãos do corpo humano com muito mais precisão e nitidez. Como o equipamento é dotado câmeras full HD, isso torna possível ampliar a imagem, permitindo ter uma melhor estratégia cirúrgica para o paciente. Com cortes menores a cirurgia é mais rápida, há menos sangramento durante o procedimento, proporcionando uma melhor recuperação no pós-operatório, e consequentemente menos intercorrências.
 
Ainda no centro cirúrgico, o HC foi o primeiro do interior do Estado a incorporar a tecnologia mais moderna no mundo em microscópio cirúrgico para cirurgias neurológicas, otorrinolaringológicas, plásticas e de coluna. A aquisição é do modelo Zeiss OPMI VARIO 700, fabricado na Alemanha. O equipamento está em funcionamento com uma série de diferenciais tecnológicos como câmera Full HD integrada, controles motorizados acionados por joysticks para focalização e zoom, iluminação por fibra óptica, sistema ergonômico com funções automatizadas em touchscreen e ausência de cabos.

Leia a notícia no Portal da Unicamp em: http://www.unicamp.br/unicamp/noticias/2018/02/09/hc-da-unicamp-recebe-equipamentos-adquiridos-com-recursos-parlamentares

Caius Lucilius 
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 
 

Share/Save