Hemocentro comemora Dia Nacional do Doador de Sangue

(23/11/2017)O Hemocentro de Campinas promove nos próximos dias 24 e 25 de novembro, na parte manhã, uma festividade que contará com apresentações musicais e decoração especial para homenagear publicamente as pessoas que com o altruísmo, praticam o ato de solidariedade e garantem a sobrevivência de pacientes, muitas vezes em estado crítico. Uma coleta comemorativa acontecerá no dia 25, no próprio Hemocentro.

De acordo com o diretor do Hemocentro, Vagner de Castro, a campanha do Dia Nacional do Doador de Sangue acontece justamente no final de novembro, por estar próxima às festas de fim de ano, época em que os estoques já chegaram a cair cerca de 70%. “A data proporciona um aumento no número de doações, que auxilia no equilíbrio da quantidade de sangue estocado no final do ano. A campanha é realizada anualmente para movimentar as pessoas”, explica Vagner.  

Todos os anos, a campanha busca sensibilizar a população para aumentar o número de doadores regulares, que permitem ao Hemocentro prestar atendimento hemoterápico com qualidade e segurança. 

A campanha deste ano contará com a participação da apresentadora Milene Uehara, moradora de nossa região e doadora especial, que cedeu o uso de sua imagem para estimular a doação, reforçando que o que pode fazer uma grande diferença não é a etnia, religião, gênero ou classe social, mas sim a falta do doador de sangue e conseqüentemente de estoques apropriados de hemocomponentes para abastecer nossa região.

Para ser doador é necessário ter entre 18 e 69 anos, e estar munido de documento com foto. É importante reforçar que doadores com 16 ou 17 anos só podem efetuar a doação mediante consentimento formal e presencial dos pais ou responsáveis. Também é preciso pesar no mínimo 50 kg; não estar em jejum, apenas evitar alimentos gordurosos e, após o almoço, aguardar 4 horas; estar descansado; e não fumar até 2 horas antes e 2 horas depois da doação.

Caius Lucilius  com Juliana Castro
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save