HC recebe exposição sobre a importância do afeto na infância

(06/10/2017) Entre os dias 05 e 11 de outubro, no hall da capela do HC, localizada no 3º andar, acontece a exposição itinerante “Projeto AFIN – Você afinado com seu filho”, idealizado por Michelli Changman, juíza da 2ª Vara Judicial da Infância e Juventude de Nova Odessa. A exposição apresenta conteúdo em forma de textos, vídeos, palestras e painéis ilustrados com tema relacionado à saúde emocional de crianças e adolescentes, além de sugerir políticas públicas com foco na Primeira Infância (0 a 6 anos).

Para Michelli, incentivar ações que favoreçam o relacionamento familiar é fundamental para a formação emocional dos pequenos. “As crianças são o reflexo da família, e quando vivem casos de desafeto ou outra situação que os deixem emocionalmente instáveis, existe uma grande dificuldade de se tornarem adultos seguros e felizes”, esclarece a juíza.

A abertura da exposição contou com a presença do Coordenador de Assistência do HC e cirurgião pediátrico, professor Antônio Gonçalves de Oliveira Filho. “É muito importante falarmos sobre as relações familiares e emocionais que envolvam as crianças. Nós do HC estamos muito felizes em poder participar e ampliar o debate sobre o tema”, disse Antônio. 

Sobre o projeto
O Projeto AFIN é uma obra social que disponibiliza textos, vídeos, palestras, sociodramas (roteiros de dramaturgia básicos inspirados no conteúdo do Projeto AFIN) e painéis ilustrados digitais com conteúdo relacionado à saúde emocional de crianças e adolescentes, com foco na Primeira Infância (0 a 6 anos).

O Projeto propõe dicas práticas baseadas em estudos científicos das áreas de medicina, psicologia e pedagogia sobre como pais e cuidadores podem agir para melhor educar o emocional de suas crianças. Cada texto/painel aborda um assunto em específico, como por exemplo: "Como impor limites às crianças?"; "Os reflexos da falta de afeto na vida adulta"; "As fases da infância e alguns comportamentos psíquicos esperados", entre outros. 

O intuito é oferecer a pais e cuidadores conteúdo capaz de promover transformações positivas para a educação emocional de suas crianças, além de sugerir políticas públicas para os governos e iniciativas para a sociedade civil voltadas para a Primeira Infância.

Para maiores informações sobre o Projeto AFIN acesse: https://www.projetoafin.org/

Caius Lucilius  com Juliana Castro
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save