HC recebe visita do Arcebispo Metropolitano de Campinas

(05/10/2017) O Arcebispo Metropolitano de Campinas, Dom Airton José dos Santos, esteve na Unicamp nesta quarta-feira (04-10), em visita ao HC e CAISM. Uma missa especial foi realizada na capela do HC, e contou com a presença de grande número de funcionários, pacientes e visitantes. A visita foi mediada pelo Capelão geral do HC, Padre Norberto Tortorelo Bonfim, que também apresentou a Dom Airton algumas áreas do hospital, como a UTI de adultos e enfermarias. 

A comunidade de fiéis do hospital, representada na ocasião por Rosemary de Oliveira, do Núcleo de Qualidade e Segurança em Saúde e Nádia Caporalli, Coordenadora de Pesquisa Clínica da FCM, homenageou Dom Airton e o presenteou com flores em agradecimento a visita. “Nós, enquanto comunidade de fiéis do HC estamos muito felizes com a vinda de Dom Airton. Com certeza sua visita fortalecerá ainda mais a fé dos pacientes”. 

Ao conhecer a Unidade de Terapia Intensiva de adultos, o Arcebispo conversou com médicos e enfermeiros sobre a importância de prestarem atendimento humanizado aos pacientes, de maneira a promoverem fé aos que precisam de cuidados. Após a conversa, uma oração em favor da saúde de funcionários e pacientes foi realizada. “Que cada um aqui seja benção de Deus na vida das pessoas que estão enfermas. É muito importante que vocês estejam junto das pessoas promovendo fé e esperança em um momento de fragilidade”, ressaltou. 

Ainda no HC, o Arcebispo foi recebido na superintendência pelo coordenador de administração do hospital, professor José Roberto Matos Souza; pelo Diretor da FCM, professor Ivan Toro; coordenadora do Hemocentro, professora Margareth Castro Ozelo; Diretor executivo do CAISM, professor Luís Otávio Zanatta Sarian, e pelo diretor do serviço de recursos humanos do CAISM, Adriano Rogério Gozzi. Durante a conversa, Dom Airton relembrou a importância do trabalho do hospital e da igreja em favor do bem das pessoas.

“Saúde e educação são itens fundamentais para as pessoas. Por isso, peço a todos os fiéis que orem, de modo que a sensibilidade de cada um não seja corroída. Precisamos nos lembrar que não somos apenas números, e é apenas através da saúde e da educação que deixaremos as portas das relações de humanização abertas. Nós não somos capazes de acertar em tudo, mas se nos esforçarmos pelo melhor, podemos ampliar o horizonte das pessoas para que mais portas de fé e esperança sejam abertas”, relembrou o Arcebispo Metropolitano de Campinas.

Dom Airton foi nomeado pelo Papa Bento XVI, no dia 15 de fevereiro de 2012, como o 7º Bispo e 5º Arcebispo metropolitano de Campinas e a partir deste momento iniciou sua trajetória na região.

A recepção do Serviço de Capelania, assim como a Capela, localizam-se no 3º andar do HC, com funcionamento de segunda à sexta, das 8h30 às 17h30.

Caius Lucilius  com Juliana Castro
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save