HC participa de mutirão de cirurgias plásticas reparadoras

(23/08/2017) O Hospital de Clínicas da Unicamp participou na sexta-feira (25-08), do Mutirão de Cirurgias Plásticas Reparadoras e Reconstrutivas, promovido pelo Ambulatório de Neoplasias Cutâneas da área de Cirurgia Plástica. A ação foi destinada exclusivamente aos pacientes que já estavam na fila de espera do Sistema Único de Saúde (SUS), para eliminação de tumores de pele. Cirurgiões plásticos, junto com toda equipe médica dedicada, realizaram cerca de 12 cirurgias em pacientes que tiveram alta no mesmo dia. 

De acordo com o cirurgião plástico e coordenador local do mutirão, Davi Calderoni, o evento foi fundamental para dar vazão à fila de espera, diminuindo o número de pacientes que esperavam pelo procedimento. “O benefício do mutirão é de realmente agilizar o tratamento de pacientes com casos mais complexos que são encaminhados ao HC pela rede básica, para que possam ser atendidos por médicos especializados nesse tipo de tratamento”, afirma. 

Segundo o Instituto Nacional do Câncer (INCA), quase 176.000 mil novos casos de câncer de pele não melanoma foram registrados no ano de 2016, sendo 80.850 homens e 94.910 mulheres. Este é o câncer mais frequente no Brasil e corresponde a 30% de todos os tumores malignos registrados no país. Se detectado precocemente, apresenta alto percentual de cura. Já o melanoma cutâneo, é o câncer de pele que tem origem nos melanócitos (células produtoras de melanina), e tem predominância em adultos brancos. O melanoma representa 3% das neoplasias malignas do órgão, apesar de ser o mais grave devido à sua alta possibilidade de metástase. O prognóstico desse tipo de câncer pode ser considerado bom, se detectado no início.

Sobre o mutirão
A ação é uma iniciativa da Sociedade de Medicina e Cirurgia de Campinas com o apoio da fundação IDEAH (Instituto Para o Desenvolvimento do Ensino e Ação Humanitária), da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica e conta com médicos de todo país. O evento faz parte da programação que antecede a Jornada Paulista Reconstrutiva que acontece em Campinas nos dias 26 e 27 de agosto. Em Campinas, a ação ocorre no Hospital de Clínicas da Unicamp, Mario Gatti, Celso Pierro (PUCC), Santa Casa - Irmãos Penteado e Sobrapar.

Caius Lucilius  com Caroline Roque Juliana Castro
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 

Share/Save