.
Serviço Social – HC

Ensino

I- Curso de aprimoramento em Serviço Social - convênio FCM/FUNDAP / Duração 1 ano com bolsa

II- .
III- .

IV- Organização de eventos de aperfeiçoamento profissional

IV- IV -Cursos de atualização profissional


.

Curso de aprimoramento em Serviço Social - convênio FCM/FUNDAP / Duração 1 ano com bolsa

Serviço Social em Incapacidades Neurologicas
Objetivos do Programa:
O Programa visa capacitar o profissional a atuar junto a equipe multiprofissional, no âmbito social da prevenção dos traumas neurológicos em nìvel extra- institucional, através de palestras e a intervir na problemática sócio-econômica e familiar do paciente com sequelas graves, objetivando sua reinserção na sociedade, utilizando-se da inter-relação com a rede básica de saúde e outros recursos da comunidade.
Assistente Social: Maria de Lourdes Fraga Penteado
Programa de Atendimento ao Portador do Vírus HIV.
Objetivos do Programa:
Através de atividades teórico práticas oferecer ao profissional de serviço social oportunidade de aprimoramento na área de saúde, em especial no atendimento ao paciente com aids, compreendendo os aspectos clínicos, psico-sociais-culturais e éticos que envolvem a doença. Visa uma melhor capacitação profissional no atendimento ao paciente/família inserida na comunidade.
Assistente Social: Aparecida do Carmo Miranda Campos
Serviço Social e Saúde Mental
Objetivos do Programa:
O Programa visa capacitar o profissional a aprender atuar junto a pacientes portadores de disturbios psiquiátricos e junto a seus familiares, visa habilitá-lo a desenvolver aptidões para trabalhar o conflito familiar, a escasses de recursos, a desestruturação do vínculos familiares, bem como as adversidades advindas da perda da capacidades laborativa e dificuldades subjetivas da vivência numa família com problemática psiquiátrica. Objetiva também desenvolver aptidão para o trabalho com grupos de convivência, de reflexão e educativo. Visa também desenvolver no profissional sensibilidade, conhecimento a cerca dos recursos disponíveis para o trabalho com essa população, além de buscar despertar no aluno a criatividade para aprender a aplicar novas modalidade de intervenção adequadas para o tratamento dessa problemática. Introduz noções básicas de informática para habilitá-lo a utilizar a comunicação "on line" utilizada, amplamente, no Núcleo das Enfermarias.
Assistente Social: Edna Maria Goulart Joazeiro
Serviço Social e o Atendimento aos Familiares e às Vítimas de Violência Urbana, Doméstica e Auto-infligida
Objetivos do Programa:
O Programa visa capacitar o profissional para atuar no âmbito institucional frente as vítimas de Violência Urbana, Familiar e Auto-infligida e seus familiares internados através da "Internação de Urgência" nas diversas enfermarias do Hospital de Clínicas da UNICAMP, nestas circunstâncias a questão do risco de vida exige do profissional conhecimento sobre a problemática vivida pelo paciente, agilidade e eficiência na tomada de providências com vistas a salvaguardar seus direitos e amenizar o impacto acarretado pela situação a que foi exposto. Exige compreensão do fenômeno da violência na família e na sociedade e dos aspectos legais inerentes ao mesmo e pressupõe conhecimento sobre a adequação e inadequação de encaminhamentos aos diversos recursos existentes; além de visar refletir sobre pertinência de intervenção de nível institucional terciário, secundário e primário indispensáveis para o desempenho do profissional de Saúde Pública.
Assistente Social: Edna Maria Goulart Joazeiro
Serviço Social, Saude e Envelhecimento
Objetivos do Programa:
Oferecer ao profissional de Serviço Social oportunidade de aperfeiçoamento na área de saúde, através de uma visão geral sobre saúde/doença como processo social, conbinando os aspectos teórico-prático que envolvem o atendimento ao Serviço Social ao paciente e família, bem como as interfaces com comunidade e o grupo em que se insere. O aprimoramento habilitará o profissional para o atendimento social nas diferentes unidades de atenção à saúde, priorizando o setor público, bem como para o planejamento de ações em saúde voltadas às doenças crônicas em conjunto com equipe interdisciplinar. Objetiva desenvolver postura ética na defesa dos direitos do paciente, disponibilidade e competência para discussão de casos e trabalho com grupos de educação. A habilitação permitira que o profissional integre-se a grupos de estudos em doênças crônicas.
Assistente Social: Maria Virgínia Righetti F. Camilo
Atendimento a Acidentados do Trabalho
Objetivos do Programa:
Oferecer ao profissional de Serviço Social, oportunidades para aprimorar-se na área de saúde, combinando os aspectos teóricos e práticos que envolvem o atendimento ao usuário/família com ênfase aos aspectos sociais e legais específicos das relações trabalhistas.
Assistente Social: Maria Aparecida Mendes Soares
Serviço Social, em Oncologia.
Objetivos do Programa:
O Programa tem por objetivo oferecer ao profissional de Serviço Social oportunidade de aperfeiçoamento na área de saúde, vivenciando os aspectos teóricos-práticos específicos, que envolvem o paciente oncológico e seus familiares, preparando-o para atuar em serviços de saúde de diferentes níveis de complexidade, tanto nos setores públicos como filantrópicos e privados, capacitando-o para o atendimento individual, familiar e grupal, com enfoque específico na patologia e suas implicações psicossociais, bem como para elaborar programas e projetos articulados com o setor público e ONG's, para o atendimento social desta população. O programa também capacita-o para elaboração de propostas de trabalho em equipe multiprofissional.
Assistente Social: Rosana Oliveira Corte Fontana

voltar_ao_comeco.gif (93 bytes)

voltar_ao_comeco.gif (93 bytes)