CENTRAL DE MATERIAL ESTERILIZADO

“O coração do Hospital de Clínicas da Unicamp”

Quem não trabalha na Central de Material Esterilizado (CME), não imagina quão complexo sejam as suas atividades. Sua essência consiste em promover materiais livres de contaminação para serem utilizados nos mais diversos procedimentos em pacientes atendidos no Hospital.

Neste serviço são lavados, preparados, acondicionados, esterilizados e distribuídos todos os materiais para as Unidades de Internação, Centro Cirúrgico Central e Ambulatorial, Ambulatórios. São também esterilizados materiais para os Procedimentos Especializados e Gastrocentro. São controlados materiais cirúrgicos, ortopédicos consignados à serem esterilizados. Os carros das cirurgias são montados pela CME para cada especialidade.

A monitorização da esterilização é realizada com incubadora de leitura rápida que utiliza método de fluorescência de última geração e promove o resultado dos testes bacteriológicos em três horas, isto significa que os materiais podem ser liberados com maior rapidez e segurança para sua utilização nos diversos procedimentos. A CME conta com equipamentos de alta tecnologia, como lavadoras ultra-sônicas, desinfetadora automática, e duas autoclaves informatizadas, que imprimem os parâmetros críticos de esterilização a cada minuto.

A informatização também está presente na CME controlando a maioria dos processos, desde uma simples etiqueta de identificação de um material cirúrgico até a informação de todos os materiais processados e esterilizados diariamente, que são em média 30.000 artigos por mês.
A complexidade de toda esta estrutura necessita de profissionais habilitados e devidamente treinados para atender toda a demanda institucional. Além disso, o trabalho em equipe é ponto de destaque neste serviço, atuando com qualidade em todas suas as atividades.

Artigos:

Fotos:

Telefones:

  • 3788-7041; 3788-7218

Diretor de Serviço:

 

VOLTAR