Reforma na UTI Pediátrica do HC dobrará o número de leitos

(20/04/2016) O Hospital de Clínicas da Unicamp iniciou as obras de reforma da UTI Pediátrica. Esta é a primeira vez que a área será reformada desde a construção do hospital, em 1985, e tem como objetivo dobrar o número de leitos de 10 para 20. Para a realização da obra serão investidos R$ 3,3 milhões com recursos da reitoria da Universidade, assegurados desde 2014. Essa será uma das maiores reformas realizadas nos últimos 15 anos no hospital.
 
Segundo Sérgio Lacerda, engenheiro e diretor da Divisão de Engenharia e Manutenção (DEM) do HC, a previsão é que obra seja concluída em março de 2018. “A reforma consiste na demolição total interna da UTI atual, para depois ser feita toda a reconstrução, levando em consideração o conceito atual arquitetônico, onde o posto de enfermagem ficará localizado na área central e os leitos ao seu redor, possibilitando a visão dos leitos em 360°, o que facilita o contato visual de cada paciente”, esclarece Lacerda.
 
O engenheiro explica que os objetivos principais da reforma, além da ampliação do número de leitos, que dobrará a capacidade atual, serão a adequação às normas legais físicas e de infraestrutura, a humanização e modernização do espaço. “A unidade contará também com as áreas de estar e conforto médico exclusivo, bem como sala de conforto para os pais, com banheiros e vestiários”, detalha.
 
Após a reforma, a UTI Pediátrica absorverá a antiga área que abrigava o lactário. “O espaço será dotado de um sistema de climatização central com filtragem do ar, proporcionando conforto térmico para os pacientes e profissionais da área”, conta Sérgio Lacerda. As obras não afetarão o atendimento da UTI Pediátrica, que segue atendendo normalmente os pacientes.

Caius Lucilius com Isabelle Mancini
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp 
 

Share/Save