HC investe em 61 monitores com telas sensíveis ao toque

(08/03/2015) O Hospital de Clínicas da Unicamp iniciou a instalação de 61 novos monitores multiparamétricos de alta precisão e duas centrais de monitorização, sensíveis ao toque (touchscreen). Ao todo foram investidos R$2.174.644,45, com recursos de programa do Ministério da Saúde.
 
Os aparelhos são da marca norte-americana General Electric (GE) Healthcare, uma das mais modernas em assistência médica presente no mercado. O HC investiu em 20 novos monitores multiparamétricos do modelo B-850 de 19 polegadas, 41 monitores multiparamétricos do modelo B-650 de 15 polegadas e duas centrais de monitorização do modelo Carescape, cada uma com duas telas de vídeo de 19 polegadas e impressora.
 
O engenheiro clínico Gustavo El Khalili explica que os dois modelos de monitores e as centrais de monitorização possuem a tecnologia touchscreen. “Esta função é ativada pelo toque na tela, por meio de uma interface simples e intuitiva. Além disso, esta tecnologia atende as necessidades clínicas de todas as áreas, como por exemplo, a UTI pediátrica, pronto-socorro, centro cirúrgico, enfermarias e entre outras”.
 
Os monitores oferecem mais parâmetros que os básicos (eletrocardiograma (ECG), respiração, oximetria de pulso (SpO2) e temperatura). Através do aparelho é possível medir a pressão invasiva e não invasiva, monitorização de eletrocefalografia (EEG), transmissão neuromuscular (TNG), calcular a quantidade de medicamentos para infusão intravenosa e entre outras análises avançadas.
 
Os dois modelos de monitores também armazenam durante 24 horas tendências gráficas e numéricas que permitem o acompanhamento evolutivo do quadro clínico. “Estes equipamentos são a combinação de tecnologia e de viabilidade da segurança na assistência ao paciente, gerando uma redução de custos operacionais significativa”, aponta o engenheiro.
 
Sistema integrado - Até o momento já foram instalados os 20 monitores multiparamétricos de 19 polegadas, sendo que 12 deles foram destinados aos leitos da UTI pediátrica e os demais nas enfermarias da pediatria. Uma central de monitorização também já foi instalada na UTI pediátrica e já está em funcionamento.
 
“Os monitores de 19 polegadas possuem acesso a todo sistema digital do hospital. Na tela é possível acessar o Prontuário Eletrônico (HIS), o Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS - Picture Archiving and Communication System), em que é possível ver as tomografias realizadas, ressonâncias magnéticas, raios-X e os resultados de exames laboratoriais”, indica um dos grandes diferenciais deste monitor com as demais marcas.
 
Já a central de monitorização é responsável por apresentar os dados de todos os monitores presentes nas unidades de cuidado intensivo e semi-intensivo, facilitando e centralizando o monitoramento dos pacientes. A central tem capacidade de visualizar simultaneamente 16 leitos.
 
Este equipamento registra por 24 horas os dados clínicos de todos os leitos monitorados, o que permite acompanhar a evolução dos pacientes através de histórico de alarmes, curvas e tendências. Cada central também acompanha uma impressora que documenta todos os parâmetros armazenados de cada paciente.
 
De acordo com Gustavo El Khalili, os demais monitores de 15 polegadas e a outra central de monitorização serão instaladas até o final de março. “Estamos analisando quais enfermarias receberão estes equipamentos, de acordo com a necessidade de cada uma delas. Os demais 61 monitores que estavam instalados anteriormente serão realocados em outros leitos do hospital para uso”, afirma.

Caius Lucilius com Gabriela Troian
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp
 
 

Share/Save