Médicos do HC são certificados como cirurgiões bariátricos

(25/02/2016) No último dia 20 deste mês, o coordenador e o médico assistente do Grupo de Vias Biliares, Pâncreas e Obesidade Mórbida da Unicamp, professor Elinton Adami Chaim e Everton Cazzo, foram aprovados no 1º Concurso de Suficiência para Obtenção do Certificado de Área de Atuação em Cirurgia Bariátrica, realizado pela Associação Médica Brasileira (AMB), Colégio Brasileiro de Cirurgiões (CBC) e Colégio Brasileiro de Cirurgia Digestiva (CBCD).

De acordo com Elinton Chaim para obter este título é necessário ter diversas qualificações, experiência na área, trabalhos científicos publicados e entre outros fatores. “Esse é um resultado que enaltece a Universidade e o Hospital de Clínicas”, afirma o especialista em cirurgia bariátrica.

Ao todo foram aprovados 367 cirurgiões bariátricos de todo o país. Este é o primeiro concurso que certifica a área de atuação de cirurgiões habilitados a realizar cirurgias bariátricas. Em fevereiro do ano passado, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a cirurgia bariátrica como uma área de atuação, em que a modalidade passa a ter títulos e certificações específicas.

Cirurgia Bariátrica no HC - O Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do HC da Unicamp iniciou as atividades em 1998 e já realizou mais de 1200 cirurgias bariátricas, inclusive no Hospital Estadual de Sumaré (HES)-Unicamp. Desse total, mais de 80% são mulheres com idade entre 20 e 40 anos. Aproximadamente 50% dos obesos cadastrados pelo HC são diabéticos, quase 90% têm hipertensão e em média os pacientes não ultrapassam os 40 anos. A fila de espera para o procedimento no HC é de cerca de 2000 pessoas.

Camila Delmondes com Gabriela Troian
Assessoria de Imprensa FCM e do HC Unicamp
 

Share/Save