Médico do HC representa Brasil em hospital americano

(18/02/2016) No final de janeiro, o departamento de neurocirurgia do hospital norte-americano MD Anderson Cancer Center, em Houston, no estado do Texas, um dos principais hospitais oncológicos do mundo, celebrou 25 anos de atuação. Na cerimônia de comemoração, o neurocirurgião do Hospital de Clínicas da Unicamp e presidente da Sociedade Latino-Americana de Neurooncologia (SNOLA) Marcos Vinícius Maldaun, selou parceria com a instituição, tornando-se o único representante internacional do Brasil.
 
Durante a cerimônia de gala participaram cerca de duzentas pessoas ligados ao centro. A celebração contou com a presença do vice presidente dos Estados Unidos Joseph R. Biden Jr, o presidente do MD Anderson Ronald DePinho, o Presidente do Departamento de Neurocirurgia Raymond Sawaya, especialistas em neurocirurgia e neuro-oncologia, pacientes e doadores da instituição.
 
O neurocirurgião Marcos Vinícius Maldaun explica que após a sua formação em medicina pela Unicamp, realizou um fellowship no MD Anderson, especialização voltada para tumores do sistema nervoso central, o que o torna ph.D nesta especialidade.
 
Após este aprimoramento, o vínculo com o hospital se estendeu, e atualmente o neurocirurgião é internacional outreach, ou seja, representante internacional do MD Anderson para o Brasil. “Durante a cerimônia recebi uma menção honrosa como convidado internacional, junto com um número muito seleto de outros países como a Austrália, Canadá e Espanha. Na América do Sul, apenas o Brasil e o Chile possuem representantes”, conta Maldaun.

De acordo com Maldaun, ao receber o título de outreach, o Brasil cria um vínculo de livre acesso ao centro, em que outros médicos, através do neurocirurgião, podem realizar estudos, estágios e fellowships. “Esta parceria é importante, pois cria uma perspectiva futura de pessoas da neurocirurgia aqui do HC de realizar um aperfeiçoamento e aprimoramento numa instituição de referência mundial, como o MD Anderson”, afirma.

Caius Lucilius com Gabriela Troian
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save