Comunicado à imprensa sobre teste para vírus Zika

(15/02/2016) Informamos que o teste diagnóstico de infecção pelo vírus Zika será realizado pelo Instituto de Biologia da Unicamp, em caráter de pesquisa, com número limitado de testes e, portanto, com critérios de prioridade para casos graves, de acordo com os protocolos do Ministério da Saúde.

A realização do exame será apenas para os casos de suspeita de infecção em gestantes, recém nascidos com malformações neurológicas e pacientes adultos com síndrome de Guillain Barré, sempre intermediados pela vigilância epidemiológica do município.

Reforçamos que as unidades de saúde da Unicamp são referência apenas para os casos de maior gravidade, sendo que a disponibilização destes testes não implicará, necessariamente, que o atendimento tenha ocorrido nas unidades de saúde da Unicamp.

Desta forma, esclarecemos que não haverá disponibilidade de testes diagnósticos de rotina, e que os pacientes com quadro clinico compatível com infecção pelo vírus Zika devem utilizar a estrutura do Sistema Único de Saúde.

Caius Lucilius com Gabriela Troian
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

 

Share/Save