Oficinas auxiliam mulheres em tratamento oncológico no HC

(04/12/2015) Desde abril deste ano, mulheres em tratamento oncológico no Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp participaram de 10 oficinas de automaquiagem no Ambulatório de Oncologia Clínica. O projeto nomeado “De Bem com Você – a Beleza contra o Câncer” tem como objetivo oferecer um atendimento humanizado às pacientes, além de levantar a autoestima durante o tratamento.
 
Os cursos foram idealizados pelo Serviço Social do Ambulatório de Oncologia, junto ao NUVOHC, Superintendência, Grupo de Trabalho de Humanização (GTH) e a Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosméticos (ABIHPEC). 
 
Cada oficina foi realizada com um maquiador profissional voluntário que ensinava as pacientes técnicas de maquiagem que valorizam e suavizam as marcas decorrentes do tratamento oncológico, além de incentivar o cuidado pessoal.
 
De acordo com o coordenador de assistência do HC Antonio Gonçalves de Oliveira Filho iniciativas como esta são sempre bem vindas ao hospital, pois dão um incentivo a mais no tratamento. “A maquiagem tem um poder de valorizar a beleza da mulher. Este trabalho voluntário resgata o carinho, cuidado e a autoestima da paciente, que se sentem mais animadas. A Superintendência está sempre aberta a realizar projetos como este”, afirma Oliveira.
 
O projeto sem fins lucrativos é apoiado por indústrias do ramo de higiene pessoal, perfumaria e cosméticos que doam produtos as pacientes. Cerca de 120 mulheres participaram das 10 oficinas realizadas durante este ano no HC.
 
Uma delas é a paciente Dalva Maria Oliveira Alves que realiza o tratamento oncológico no HC. Segundo ela o curso a incentivou a continuar todas as etapas. “Desde que eu cheguei aqui na Unicamp eu fui muito bem recebida, principalmente quando eu comecei a quimioterapia, em que eu recebi muito apoio. Quando me convidaram para fazer parte da oficina, isso levantou minha autoestima e me deu mais ânimo para persistir”, afirma Dalva Alves.
 
As atividades darão seqüência no próximo ano com mais oficinas de automaquiagem. O projeto da ABIHPEC é realizado em outros hospitais como a Irmandade Santa Casa de São Paulo, Instituto Brasileiro de Câncer, Hospital Sírio Libanês e entre outros. Em Campinas, o projeto é realizado no HC da Unicamp e no Hospital Dr. Mário Gatti.

 

Caius Lucilius com Gabriela Troian

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save