HC reune mais de 2 mil em evento contra obesidade

(30/11/2015) Na manhã de ontem (29/11), a 8ª Caminhada de Prevenção à Obesidade reuniu mais de 2 mil pessoas no Parque do Taquaral. O evento realizado pelo Grupo Multidisciplinar do ambulatório de Cirurgia Bariátrica do Hospital de Clínicas (HC) da Unicamp cadastrou novos casos de obesidade mórbida para realização da cirurgia bariátrica.
 
Além da caminhada e dos cadastros, os participantes tiveram  orientação nutricional, cálculo de Índice de Massa Corpórea (IMC), teste de glicemia, exame de acuidade visual, conhecido popularmente como exame de vista, e medição da pressão arterial.
 
Participaram da caminhada médicos, residentes, alunos, enfermeiros, nutricionistas, psicólogos, fisioterapeutas e professores da FCM e do HC da Unicamp, para orientar a população. De acordo com o professor gastrocirurgião Elinton Chaim a caminhada tem como principal propósito, alertar a população em relação aos riscos para a saúde acarretados pela obesidade.

O Ambulatório de Cirurgia Bariátrica do HC da Unicamp iniciou as atividades em 1998 e já realizou mais de 1200 cirurgias bariátricas, inclusive no Hospital Estadual de Sumaré (HES)-Unicamp. Desse total, mais de 80% são mulheres com idade entre 20 e 40 anos. Aproximadamente 50% dos obesos cadastrados pelo HC são diabéticos, quase 90% têm hipertensão e em média os pacientes não ultrapassam os 40 anos. A fila de espera para o procedimento no HC é de cerca de 2000 pessoas.
 

Leia mais nas matéria dos veículos:

Correio Popular

G1 Campinas

Ouça a matéria do veículo:

Rádio CBN Campinas

 

 Caius Lucilius com Gabriela Troian

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save