Ecocardiografia recebe sistemas portáteis de ultrassonografia

(06/10/2015) Os ultrassons são equipamentos que permitem a visualização de estruturas internas do corpo. Através da análise de imagens, o diagnóstico médico se torna mais preciso e detalhado. Uma das aplicações deste sistema são os exames ecocardiológicos, que por meio de imagens paramétricas e ferramentas quantitativas oferece um resultado em profundidade.
 
Para melhorar ainda mais os atendimentos oferecidos aos pacientes com doenças cardíacas, o Hospital de Clínicas da Unicamp adquiriu cinco novos modernos Sistemas Portáteis de Ultrassonografia para Cardiologia, da empresa norte-americana General Electric (GE). Diferentemente dos demais modelos presentes no mercado, este equipamento se assemelha a um laptop, permitindo que o aparelho seja transportado com facilidade, mas sem perder a qualidade na imagem ultrassônica.
 
Os equipamentos estão em fase de instalação, sendo que um deles será destinado para a UTI pediátrica e os demais para o Serviço de Ecocardiografia do hospital. Os aparelhos foram comprados com recursos do Ministério da Saúde através de emenda parlamentar ao Orçamento da União, apresentada pelo deputado federal Carlos Sampaio. Cada ultrassom, mais o carrinho de transporte, custou R$ 115.000,00 e o valor total do investimento foi de R$ 575.000,00.
 
De acordo com o cardiologista professor José Roberto Matos Souza, a compra destes novos equipamentos beneficia principalmente pacientes adultos e crianças com suspeita ou doenças cardíacas. “Este aparelho diminui o tempo de espera para internados e exames realizados nos leitos e UTIs, pois substitui outros exames caros e demorados como ressonâncias e tomografias”, explica o cardiologista.
 
Souza ressalta que estes ultrassons possuem uma tecnologia a mais que a verificação das imagens ultrassônicas. “Este equipamento realiza uma análise da força de contração do músculo cardíaco de forma computadorizada, tanto na porcentagem de força como na velocidade de contração. Além disso, o aparelho pode ser utilizado por médicos clínicos na emergência com aumento da capacidade independente da experiência do usuário”.
 
A engenheira clínica Zulma Novaes aponta que atualmente o HC possui apenas um ultrassom como este em funcionamento na enfermaria. “Temos dezessete sistemas de ultrassonografia no hospital, dentre equipamentos de uso geral ou específico para cardiologia, entretanto, sistema portátil, propriamente dito, temos apenas um equipamento”, ressalta. Outros aparelhos como estes estão em fase de licitação de compra para serem destinados a UTI Pediátrica.

Caius Lucilius com Gabriela Troian

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

 
Share/Save