Sistema de senhas gerencia fluxo de atendimentos do HC

(23/09/2015) Um novo sistema gerenciador de senhas está sem fase de instalação nos ambulatórios do Hospital de Clínicas da Unicamp, com o objetivo de melhor o fluxo de atendimento de pacientes em cada ambulatório. Por meio de um monitor de LCD, o usuário acompanha o atendimento desde a recepção a sala de consulta, de forma cômoda e organizada.
 
Antes da instalação deste software, semelhante ao presente em agências bancárias, o próprio médico ou enfermeiro chamava nome a nome para que o paciente fosse atendido, de forma manual. “Agora com este novo sistema, o paciente retira a senha na recepção e o próprio sistema vai direciona-lo automaticamente de acordo com o seu atendimento. Por exemplo, se ele só irá fazer um curativo, a senha irá direcionar para a sala de curativo. Se ele for fazer uma consulta específica, a senha o encaminhará para o médico responsável”, explica o analista de suporte José Antonio Guidotti.
 
A tela é dividida em duas partes, de um lado o paciente visualiza a senha e a sala de atendimento. Já no canto direito, são exibidas notícias de variados temas, entretendo o paciente que aguarda ser atendido. O sistema operacional é gerenciado pela empresa nacional de tecnologia eletrônica Imply.
 
De acordo com a enfermeira responsável pelo ambulatório de neurologia, Isilda Andreolli Assumpção, a instalação melhorou muito o atendimento dos pacientes. “Antes a gente chamava os pacientes e eles ficavam ansiosos aguardando serem chamados. Este novo sistema tem nos auxiliado muito, pois organiza o atendimento e as pessoas ficam sentadas aguardando a sua senha. Além disso, os pacientes prioritários são organizados automaticamente de acordo com a preferência”, avalia Isilda Assumpção.

Até o momento, foram instalados 14 pontos de senha em todo o hospital, faltando apenas os ambulatórios de Oncologia e Odontologia, com previsão de instalação para as próximas semanas. Ao todo, foram adquiridas 20 telas, uma para cada ambulatório e apenas os ambulatórios de Atendimento Geral Adulto (AGA), de Cirurgia e de Oncologia contarão com duas telas para melhor gerenciamento.
 

 

Caius Lucilius com Gabriela Troian

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

 

Share/Save