HC adquire novos computadores e garante segurança de dados

 
(25/08/2015) Desde o mês de março do ano passado, o sistema operacional Windows XP foi retirado de linha e substituído pelos sistemas Windows 7 e 8. Com esta mudança, os computadores que utilizam o antigo sistema passaram a ficar vulneráveis a ataques de vírus e hackers. Com o intuito de modernizar e proteger dados, o HC da Unicamp investiu R$ 487 mil na compra de 209 computadores, com recursos do Plano de Atualização Tecnológica (PATC) da Unicamp e do hospital.
 

Segundo Edson Luiz Kitaka, diretor da Divisão de Informática do HC, os 209 novos computadores estão em fase de instalação. “Como o sistema XP não recebe mais atualizações de segurança, ele passa a ser uma porta de entrada para ataques externos. Os hackers se utilizam das falhas do sistema para invadir áreas confidenciais”, explica.
 
De acordo com o diretor de informática, em todo HC há cerca de dois mil computadores em rede, desta forma apenas uma parcela de pouco mais de 10% precisava de reparos para o novo sistema operacional. “O Windows 7 e 8 são mais seguros, além de serem sistemas mais fáceis e intuitivos de se utilizar. O usuário vai notar pouca diferença, mas em termos de segurança, os dados ficam protegidos”, afirma Kitaca.
 
Aproximadamente 50 computadores já foram instalados em setores como ambulatórios, central de visitas, enfermarias, divisões de suprimentos e entre outros departamentos. Os demais equipamentos devem entrar em operação até novembro deste ano. “Estas são áreas que cuidam do agendamento de exames e consultas, cronogramas e faturamento. A troca é feita gradualmente, pois é necessário tirar o computador do local, fazer os backups e conversões para o novo sistema. Não se pode simplesmente substituir”, conta Kitaka sobre o processo.
 
Dos 209 equipamentos adquiridos, 25 computadores são do tipo all-in-one (tradução livre para o português, tudo em um). Esta tecnologia acopla o gabinete ao monitor. “Pelo fato do CPU estar embutido na própria tela, se reduz o espaço antes ocupado pela caixa. Estes computadores serão instalados nos consultórios que possuem um espaço reduzido, o que reflete em conforto maior”, aponta Edson Kitaka. Ainda segundo ele, a intenção é que em breve, todos os 250 consultórios sejam equipados com esta tecnologia.

 

Caius Lucilius com Gabriela Troian

Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

 

 
 

Share/Save