Sala de laudos do HC recebe novos monitores iMac

(14/07/2015) Reafirmando o compromisso com a atualização tecnológica, o Hospital de Clínicas da Unicamp adquiriu os últimos quatro novos monitores iMac, já em uso na seção de radiologia, totalizando nove equipamentos para a central de laudos. Com o investimento de R$ R$ 94.824,00 via recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep), do PACS e do próprio hospital, os novos equipamentos contribuirão para agilizar a visualização de imagens e aumentar a segurança do trabalho.

“A grande vantagem desses equipamentos é a digitalização que promovem. A radiologia não vive hoje em dia sem a digitalização”, ressalta o diretor do serviço, Sergio San Juan Dertkgil. Há um ano, o HC deixou de utilizar filmes em exames de ressonância, tomografia e raio-X.

Integrados ao Sistema de Comunicação e Arquivamento de Imagens (PACS - Picture Archiving and Communication System), os monitores formam estações de apoio diagnóstico que reúnem alta capacidade de processamento e armazenamento de imagens radiológicas. Os computadores apresentam alta qualidade em contraste e brilho, importantes para as análises médicas.

“Com técnicas computadorizadas melhora-se a qualidade das imagens, evitando a necessidade de refazer exames, a exposição à radiação, além de reduzir custo com emissão de filmes”, explica o diretor de projetos de tecnologia da informação, Lionis de Souza Watanabe.

A seção de laudos da radiologia é beneficiada com esses monitores, cuja exibição de vídeos e imagens é superior em relação à média dos equipamentos encontrados no mercado. Cada equipamento possui um software de imagens radiológicas com qualidade profissional.

“Com a evolução dos equipamentos radiológicos, temos uma produção de imagens maior do que antes. Só conseguimos analisar tudo isso com o auxílio de computadores”, ressalta Sergio Dertkgil. “A utilização de um sistema como esse, oferece ao médico as melhores ferramentas de investigação”, completa Lionis.

Além disso, as peças promovem melhor ergonomia ao otimizarem o espaço de trabalho do radiologista, uma vez que um monitor iMac realiza o trabalho de um computador convencional (com tela e CPU) em apenas um equipamento, conhecido por All In One, mais fino e eficiente.

Projeto
O PACS é responsável pela substituição gradual dos filmes radiológicos por imagens digitais. A distribuição digital das imagens tem agilizado a avaliação dos médicos, proporcionando melhorias na disponibilização dos exames e dos laudos médicos. em todas as áreas assistenciais do hospital - ambulatórios, enfermarias, centros cirúrgicos e UER.

 

Caius Lucilius com Caroline Roque
Assessoria de Imprensa do HC Unicamp

Share/Save